Mostrar el registro sencillo del ítem
USOS DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DO 5º E 6º ANOS EM ESCOLAS DE VILA VELHA/ES
dc.contributor.author | DONADIA, VALDECAR | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T18:06:39Z | |
dc.date.available | 2021-08-20T18:06:39Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/696 | |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a discutir como a informática pode ser usada na educação como recurso pedagógico para auxiliar professores e pais a facilitar o ensino da matemática aos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista. Para tanto escolhemos três turmas do 5° e 6° anos de três escolas da região V do município de Vila Velha no estado do Espírito Santo, de forma que possamos possibilitar a promoção da inclusão desses alunos dentro de uma escola regular do ensino fundamental. Para tanto realizamos uma discussão sobre o autismo, aspectos da doença, características gerais, dificuldades que se apresentam no processo de ensino e de aprendizagem do aluno incluso em sala de aula do ensino regular, prática pedagógica do professor de matemática e as estratégias que podem facilitar a assimilação de conteúdos e promover a inclusão deste s alunos usando como referência Sassaki (2002), Mantoan (2008), Gikovate (2009), Cunha (2014), Manual de orientações para pais e professores (2014), Cavaco (2014) entre outros. Optamos por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada, onde foram entrevistados cinco professores dessas escolas sendo dois regentes de matemática, dois de educação especial e um professor de tecnologia para a coleta de dados. Os resultados evidenciaram que os professores de matemática, de tecnologia e de educação especial encontram dificuldades em executar suas atividades docentes com os alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista e que existem possibilidades de realizar, a longo e médio prazos, um trabalho de êxito no ensino de matemática com esses alunos usando a informática como recurso pedagógico, principalmente, junto aos autistas com grau leve e moderado, tornando viável a inclusão escolar. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática. Educação Especial. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão | pt_BR |
dc.title | USOS DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DO 5º E 6º ANOS EM ESCOLAS DE VILA VELHA/ES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |