dc.description.abstract | A constante transformação na sociedade gerada pelas tecnologias influenciam na
aquisição de novos costumes, colaborando na desestruturação familiar, que afeta o
desenvolvimento da educação. Parte desses estudantes não apresentam interesse
pelo estudo refletindo na falta de compromisso para a realização das atividades
escolares, logo, não possuem um bom desempenho escolar. Atualmente a escola
estadual não se mostra muito atrativa por adotar uma metodologia tradicional de
ensino que não é capaz de promover o aluno como parte integrante do processo de
aprendizagem. O objetivo do estudo é propor aulas de Ecologia envolvendo a
Problem Based Learning (PBL) no contexto da Ciência, Tecnologia, Sociedade e
Ambiente (CTSA) em descritores com baixo rendimento do Programa da Avaliação
de Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) 2019 para o ensino médio da
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jesus Cristo Rei localizada no
município de Cariacica-ES. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de um
estudo qualitativo de caráter exploratório realizado a partir de dados estatísticos de
fonte secundária e informações de sites, revistas, livros, teses, dissertações e
artigos. A princípio foram utilizados os dados referentes ao resultado do PAEBES
2019 extraídos das questões de Ecologia na disciplina de Biologia, onde foram
identificados os descritores que possuíam as maiores deficiência e necessidade de
aprimoramento, sendo subsidiados pelos resultados do PAEBES 2017 e das atuais
turmas de 1° anos de 2020. Após seleção dos descritores com baixo rendimento, foi
sugerida uma sequência didática para melhoria na compreensão nos conteúdos do
CBC do Espírito Santo. A partir da identificação de quatro descritores com maior
deficiência foram propostas aulas de Ecologia que envolveram as metodologias da
PBL e o ensino CTSA, que necessitaram ser adaptadas para a realidade das
escolas estaduais. A proposta trabalhou em torno de um dos graves problemas da
comunidade no bairro São Francisco nos últimos anos, o aumento na quantidade de
mosquito Aedes aegypti. As propostas de aulas de Ecologia colaboram para o
estímulo no uso de metodologias ativas estando disponível através de um guia, onde
o professor poderá aplica-las em outros contextos e conteúdos para o ensino médio
a fim de tornar o estudante um agente mais participativo e autônomo nas aulas. | pt_BR |