dc.description.abstract | Na escola, é comum que as crianças passem um período de 5 horas por dia sentadas,
em posturas estáticas. Deste modo, acabam adotando posturas inadequadas para ler
e copiar do quadro. Considerando que as crianças estão em um período de maturação
do sistema osteomuscular, comportamentos inadequados podem causar uma
sobrecarga biomecânica, propiciando o surgimento de alterações posturais e dor.
Diante disso, o objetivo deste estudo foi explicitar a prevalência de dor em alunos do
Ensino Fundamental II da rede pública do município de Presidente Kennedy-ES,
verificar os fatores que mais impedem a boa postura dos alunos, por meio da
identificação de fatores de risco, para promover a educação postural. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante, para
aplicação de instrumento de coleta de dados, os quais foram abordados por meio de
gráficos e interpretados à luz do referencial teórico. Foram selecionados 49
estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II, os quais responderam um
questionário com o objetivo de coletar dados referentes à dor e identificar possíveis
fatores de risco. Os resultados mostram elevada prevalência de dor na coluna
vertebral (57%) e em outros locais, como ombros e nuca. Houve relatos de dor
ocasional, entretanto, presente há mais de 1 ano. Os achados indicam que o mobiliário
é inadequado para os alunos, uma vez que a maioria relatou não conseguir apoiar os
pés totalmente, encostar as costas na cadeira e apoiar os ombros na mesa, sem
elevá-los. Assim, os aspectos ergonômicos do mobiliário são pouco considerados
durante a aquisição ou distribuição na escola. Com relação à mochila, identificamos
que a maioria carrega de forma inadequada e relata dor ao transportá-la. Defendemos,
pois, a inserção do fisioterapeuta na rede municipal de educação, favorecendo
projetos para a educação postural. Como produto final, será criado um guia de
informações sobre educação postural, o qual será veiculado na página da web de um
jornal do município de Presidente Kennedy-ES. Como conclusão, achados indicam
fatores de risco na amostra, os quais podem ser atenuados por meio de um projeto
de educação postural na escola. Ressaltamos a necessidade de conscientizar os
professores e os responsáveis sobre a importância da postura adequada, tanto para
saúde quanto para o desempenho escolar. | pt_BR |