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dc.contributor.authorSILVA, JOELMA
dc.date.accessioned2021-08-19T12:39:20Z
dc.date.available2021-08-19T12:39:20Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/644
dc.description.abstractA pesquisa investigou quais as contribuições da formação continuada de professores alfabetizadores em serviço para as práticas pedagógicas nas turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I no Sistema Municipal de Ensino de Itapemirim-ES, no período de 2017 a 2019. Apresenta uma proposta de reflexão sobre uma questão extremamente preocupante da Educação Básica, que diz respeito ao processo de formação desses profissionais, no transcurso de sua atuação profissional, e como são desenvolvidos os encontros de formação continuada em serviço realizados no planejamento unificado, uma vez que o atendimento, na fase da alfabetização, ainda demonstra grande divergência entre os parâmetros norteadores estabelecidos e o desenvolvimento na prática concreta. Foram adotadas bases teóricas críticas que compreendem a formação continuada em serviço como um processo de construção pessoal e coletiva, em constante movimento. Para compor o repertório de dados, foram analisados descritos documentos nacionais oficialmente publicados, que dialogam com as produções de pesquisadores que se dedicam ao conhecimento das políticas públicas, teóricos sobre formação de professores e práticas pedagógicas, tais como Nóvoa, Tardif, Gatti, Pimenta, entre outros. A pesquisa delineou-se como qualitativa exploratória em seu percurso metodológico e se apoiou na análise de documentos e aplicação de questionários como instrumentos de coletas de dados, dos quais participaram sujeitos envolvidos na coordenação, formadores e os cursistas em formação, os professores alfabetizadores. A análise dos dados coletados apontou que houve contribuições da formação continuada em serviço para as práticas de alfabetização, porém revelou algumas fragilidades, que precisam ser repensadas, tais como a análise de atividades produzidas pelos alunos, elaboração de instrumentos avaliativos, materiais de estudo, inclusão de discussões a partir de vídeos. Nesta perspectiva, foi elaborado o Produto Educacional da Dissertação para proporcionar aos pedagogos, técnicos da SEME e professores alfabetizadores o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a alfabetização.pt_BR
dc.subjectAlfabetização. Formação continuada em serviço. Prática pedagógicapt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO (2017 – 2019): análise das contribuições para a prática pedagógica de professores alfabetizadorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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