dc.description.abstract | A pesquisa investigou quais as contribuições da formação continuada de professores
alfabetizadores em serviço para as práticas pedagógicas nas turmas de 1º ao 3º ano
do Ensino Fundamental I no Sistema Municipal de Ensino de Itapemirim-ES, no
período de 2017 a 2019. Apresenta uma proposta de reflexão sobre uma questão
extremamente preocupante da Educação Básica, que diz respeito ao processo de
formação desses profissionais, no transcurso de sua atuação profissional, e como são
desenvolvidos os encontros de formação continuada em serviço realizados no
planejamento unificado, uma vez que o atendimento, na fase da alfabetização, ainda
demonstra grande divergência entre os parâmetros norteadores estabelecidos e o
desenvolvimento na prática concreta. Foram adotadas bases teóricas críticas que
compreendem a formação continuada em serviço como um processo de construção
pessoal e coletiva, em constante movimento. Para compor o repertório de dados,
foram analisados descritos documentos nacionais oficialmente publicados, que
dialogam com as produções de pesquisadores que se dedicam ao conhecimento das
políticas públicas, teóricos sobre formação de professores e práticas pedagógicas,
tais como Nóvoa, Tardif, Gatti, Pimenta, entre outros. A pesquisa delineou-se como
qualitativa exploratória em seu percurso metodológico e se apoiou na análise de
documentos e aplicação de questionários como instrumentos de coletas de dados,
dos quais participaram sujeitos envolvidos na coordenação, formadores e os cursistas
em formação, os professores alfabetizadores. A análise dos dados coletados apontou
que houve contribuições da formação continuada em serviço para as práticas de
alfabetização, porém revelou algumas fragilidades, que precisam ser repensadas, tais
como a análise de atividades produzidas pelos alunos, elaboração de instrumentos
avaliativos, materiais de estudo, inclusão de discussões a partir de vídeos. Nesta
perspectiva, foi elaborado o Produto Educacional da Dissertação para proporcionar
aos pedagogos, técnicos da SEME e professores alfabetizadores o desenvolvimento
de uma prática pedagógica voltada para a alfabetização. | pt_BR |