dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil,
no município de Presidente Kennedy-ES. Etapa do primeiro contato da criança com o
universo escolar, quando ela inicia sua vivência com o conhecimento sistematizado,
a Educação Infantil integra a Educação Básica brasileira desde 1996, por
determinação da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
– LDB). Diante desse contexto, a presente pesquisa entende ser necessário a
realização do debate a respeito da avaliação na Educação Infantil, assim como a
recuperação de seu sentido pedagógico, enquanto meio de diagnóstico capaz de
oferecer subsídios para o desenvolvimento do educando e para a garantia de seus
direitos, com a realização da devida intervenção pedagógica quando este
desenvolvimento não se dá de modo espontâneo. Com o objetivo geral de
compreender a percepção das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal
de Presidente Kennedy-ES, especialmente as da Pré-escola, sobre os instrumentos
avaliativos utilizados para fins de acompanhamento do desenvolvimento do aluno, a
pesquisa utilizou uma metodologia baseada na realização de grupo focal e
observações diretas in loco das escolas. Como resultado, concluiu-se que as
professoras pesquisadas apresentam dificuldades para refletir sobre os instrumentos
avaliativos utilizados, o que desestimula a busca pela diversificação e inovação em
relação às formas de avaliação na Educação Infantil. Para ajudar a solucionar este
problema, a pesquisa propõe a realização de um projeto de formação continuada para
que as professoras da Educação Infantil compreendam a importância da avaliação
escolar e suas particularidades na Educação Infantil. | pt_BR |