dc.description.abstract | Esta dissertação buscou ouvir as experiências de seis profissionais da educação
(diretora, coordenadora, pedagoga, professor de educação física, professora de
artes e professora de inglês) que atuam ou atuaram entre os anos de 2019 e 2020
na unidade escolar pesquisada da Prefeitura da Serra, , bem como de uma mãe
surda e um pai ouvinte que têm uma filha/aluna ouvinte matriculada na referida
escola no que tange as relações pedagógicas entre todos esses sujeitos
anteriormente mencionados, totalizando assim a participação de oito entrevistados.
Assim, o problema que essa pesquisa se propôs a investigar se configura na
seguinte pergunta: de que forma vem acontecendo as relações pedagógicas
existentes entre uma mãe surda com a equipe pedagógica de uma escola municipal
de Serra, no Espírito Santo (ES)? Este trabalho aborda como base teórica os
conceitos de contraconduta a partir de Michel Foucault, cooperação com Richard
Sennett e in/exclusão em Maura Corcini Lopes e Eli Henn Fabris. A metodologia de
pesquisa adotada é de cunha qualitativa e envolve a análise de entrevistas
narrativas de uma mãe surda, um pai ouvinte e da equipe pedagógica da instituição
pesquisada por meio de perguntas norteadoras e à luz dos conceitos explanados
pelos teóricos já mencionados. Como conclusão, os entrevistados apontaram as
angústias que sentem pela dificuldade de se comunicarem entre si; que precisam ter
cursos de formação ensinando uma comunicação inicial para um possível diálogo
entre surdos e ouvintes, e ainda apontam a necessidade de um profissional Tradutor
e Intérprete fluente em Língua Brasileira de Sinais para mediar a comunicação plena
nesse espaço. É nesse viés que buscamos como produto final propor um guia
didático contendo sinais básicos de comunicação primária em LIBRAS juntamente
com vídeo em QR Code para uma comunicação inicial entre surdos e ouvintes. | pt_BR |