Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFONSECA, GISELI
dc.date.accessioned2021-08-18T19:46:23Z
dc.date.available2021-08-18T19:46:23Z
dc.date.issued2019-11-30
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/636
dc.description.abstractEsta dissertação buscou ouvir as experiências de seis profissionais da educação (diretora, coordenadora, pedagoga, professor de educação física, professora de artes e professora de inglês) que atuam ou atuaram entre os anos de 2019 e 2020 na unidade escolar pesquisada da Prefeitura da Serra, , bem como de uma mãe surda e um pai ouvinte que têm uma filha/aluna ouvinte matriculada na referida escola no que tange as relações pedagógicas entre todos esses sujeitos anteriormente mencionados, totalizando assim a participação de oito entrevistados. Assim, o problema que essa pesquisa se propôs a investigar se configura na seguinte pergunta: de que forma vem acontecendo as relações pedagógicas existentes entre uma mãe surda com a equipe pedagógica de uma escola municipal de Serra, no Espírito Santo (ES)? Este trabalho aborda como base teórica os conceitos de contraconduta a partir de Michel Foucault, cooperação com Richard Sennett e in/exclusão em Maura Corcini Lopes e Eli Henn Fabris. A metodologia de pesquisa adotada é de cunha qualitativa e envolve a análise de entrevistas narrativas de uma mãe surda, um pai ouvinte e da equipe pedagógica da instituição pesquisada por meio de perguntas norteadoras e à luz dos conceitos explanados pelos teóricos já mencionados. Como conclusão, os entrevistados apontaram as angústias que sentem pela dificuldade de se comunicarem entre si; que precisam ter cursos de formação ensinando uma comunicação inicial para um possível diálogo entre surdos e ouvintes, e ainda apontam a necessidade de um profissional Tradutor e Intérprete fluente em Língua Brasileira de Sinais para mediar a comunicação plena nesse espaço. É nesse viés que buscamos como produto final propor um guia didático contendo sinais básicos de comunicação primária em LIBRAS juntamente com vídeo em QR Code para uma comunicação inicial entre surdos e ouvintes.pt_BR
dc.subject: Escola ouvinte. Libras. Pais surdos.pt_BR
dc.titlePAIS SURDOS – ESCOLA OUVINTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVELpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem