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dc.contributor.authorSOUZA, GISELLE
dc.date.accessioned2021-08-18T19:40:27Z
dc.date.available2021-08-18T19:40:27Z
dc.date.issued2020-03-24
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/635
dc.description.abstractA Educação Infantil é um oportuno momento, além de extremamente relevante, para a inserção das crianças no meio escolar para que se estabeleçam relações e interações além do meio familiar, gerando aprendizado, crescimento e desenvolvimento infantil. Por isso, o objetivo do presente estudo foi compreender a importância da parceria entre a família e a escola em prol da promoção da aprendizagem das crianças matriculadas na Educação Infantil “creche”, no município de Presidente Kennedy-ES. O estudo se justifica porque quando família e escola são parceiras, a formação da criança se estabelece de modo mais sucessivo, a criança aprende os conhecimentos, atitudes, habilidades, valores, formas de pensar e agir de modo mais facilitado e tem apoio para resolver conflitos e superar as dificuldades que possam surgir no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica foram realizadas buscas e levantamentos de informações em livros, revistas e periódicos que abordam as fases/estágio do desenvolvimento infantil e as possibilidades e capacidades da criança em um deles, apontando como a participação familiar com oferta de segurança, apoio e afetividade são importantes para o pleno desenvolvimento das crianças de forma física, emocional, cognitiva e social. A pesquisa bibliográfica foi acrescida de pesquisa de campo composta por questionários feitos para os pais e professores e acompanhamento das aulas na “Creche Menino Jesus” para evidenciar o percentual de participação familiar e como essa interfere na aprendizagem dos filhos. Percebemos como resultado que, de modo geral, as famílias entendem a importância de sua participação no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, porém, por motivos que envolvem o trabalho dos pais e também por uma falta de abertura da instituição, essa aproximação “familía-escola” tende a ter dificuldades para se concretizar. Em relação aos professores, ocorre um destaque acerca da necessidade de pais e creche envolverem-se mais, porém, segundo os profissionais, esse contato precisa ser ainda mais incentivado para que, de fato, possamos garantir que, com a participação e ajuda dos familiares, tenhamos mudanças positivas no desenvolvimento pedagógico e emocional dos alunos.pt_BR
dc.subjecteducação infantil; participação da família; fases de desenvolvimento e aprendizagem infantil.pt_BR
dc.titlePARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO DE UMA ‘‘CRECHE’’ NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY – ESpt_BR


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