dc.description.abstract | A Educação Infantil é um oportuno momento, além de extremamente relevante, para
a inserção das crianças no meio escolar para que se estabeleçam relações e
interações além do meio familiar, gerando aprendizado, crescimento e
desenvolvimento infantil. Por isso, o objetivo do presente estudo foi compreender a
importância da parceria entre a família e a escola em prol da promoção da
aprendizagem das crianças matriculadas na Educação Infantil “creche”, no município
de Presidente Kennedy-ES. O estudo se justifica porque quando família e escola são
parceiras, a formação da criança se estabelece de modo mais sucessivo, a criança
aprende os conhecimentos, atitudes, habilidades, valores, formas de pensar e agir
de modo mais facilitado e tem apoio para resolver conflitos e superar as dificuldades
que possam surgir no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Assim, por
meio de pesquisa bibliográfica foram realizadas buscas e levantamentos de
informações em livros, revistas e periódicos que abordam as fases/estágio do
desenvolvimento infantil e as possibilidades e capacidades da criança em um deles,
apontando como a participação familiar com oferta de segurança, apoio e afetividade
são importantes para o pleno desenvolvimento das crianças de forma física,
emocional, cognitiva e social. A pesquisa bibliográfica foi acrescida de pesquisa de
campo composta por questionários feitos para os pais e professores e
acompanhamento das aulas na “Creche Menino Jesus” para evidenciar o percentual
de participação familiar e como essa interfere na aprendizagem dos filhos.
Percebemos como resultado que, de modo geral, as famílias entendem a
importância de sua participação no acompanhamento da vida escolar de seus filhos,
porém, por motivos que envolvem o trabalho dos pais e também por uma falta de
abertura da instituição, essa aproximação “familía-escola” tende a ter dificuldades
para se concretizar. Em relação aos professores, ocorre um destaque acerca da
necessidade de pais e creche envolverem-se mais, porém, segundo os profissionais,
esse contato precisa ser ainda mais incentivado para que, de fato, possamos
garantir que, com a participação e ajuda dos familiares, tenhamos mudanças
positivas no desenvolvimento pedagógico e emocional dos alunos. | pt_BR |