Mostrar el registro sencillo del ítem
LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR NAS TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | PACHECO, FÁBIA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T18:46:50Z | |
dc.date.available | 2021-08-18T18:46:50Z | |
dc.date.issued | 2020-04-15 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/631 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda sobre as estratégias de interação entre leitor e texto no processo da leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs), na prática em sala de aula. A pesquisa teve caráter qualitativo pautado na pesquisa-ação, na versão de Barbier (2007) e Thiollent (2011), na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora da compreensão leitora. A coleta de dados foi efetuada em uma escola da rede pública, localizada no Sul do Estado do Espírito Santo, com alunos do Ensino Fundamental II, nas turmas do 7º ano. O objetivo desta dissertação foi entender a importância das estratégias de interação na relação entre leitor e texto no processo da leitura de Histórias em Quadrinhos na prática da sala de aula. Para isso foi realizada uma oficina de leitura de HQs e aplicado um questionário. A análise do conteúdo coletado foi à luz de teóricos como Solé (1998), Kleiman (2000), Santos (2001), Lajolo (2004), Eisner (1999), Ramos e Vergueiro (2018), Postema, (2018), Cirne (2000) e Ramos (2009). E esses autores foram suporte para a produção de uma cartilha com oficinas de leitura de HQs. Em relação ao desenvolvimento da pesquisa, optou-se por abordar a relação entre texto e leitor e aplicar as estratégias de leitura, com base na concepção de Solé (1998) e Kleiman (2012). As análises indicaram que as estratégias de leitura permitem ao discente posicionar-se de maneira efetiva e reflexiva para lidar com o texto e compreendê-lo. Tendo como pressuposto que as HQs possibilitam à criança conhecimentos sobre as linguagens visual e escrita, pesquisou-se, então, como ajudar os educandos a interagirem com o texto usando estratégias de leitura. Portanto, com base nos resultados encontrados, acredita-se que esta pesquisa contribui para que o educador crie situações de aprendizagem a partir do uso das HQs, ferramentas que contribuem para alcançar a autonomia leitora, bem como, corroboram para a compreensão de diferentes contextos, além de inúmeras linguagens e estratégias que podem ser exploradas pelo educando. | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura. Quadrinhos. Educação. Leitura. | pt_BR |
dc.title | LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR NAS TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |