dc.description.abstract | Este estudo tem o objetivo de avaliar as contribuições da estratégia pedagógica
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para o ensino-aprendizagem de um
aluno com surdocegueira congênita de uma escola pública estadual no Município de
Cariacica-ES. A investigação tem fundamentos teóricos baseados nos estudos do
Grupo Brasil (2005, 2007), Maia (2009, 2011), Vygotsky (1988, 2007), Yin
(2001,2005), Falkoski (2017), Watanabe (2017), Paulo Freire (1996, 2001) e outros.
Também foram realizadas pesquisas nos Bancos de Teses e Dissertações da Capes
e SciELO para fortalecimento do corpo teórico. As pesquisas mostram que a educação
de pessoas com surdocegueira ainda é um tema pouco investigado no Brasil e no
Estado do Espírito Santo. Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa e de
Intervenção, que analisou o caso de um aluno com surdocegueira congênita
matriculado em uma escola estadual no Ensino Fundamental II, que ainda não havia
recebido nenhum atendimento educacional especializado na área da surdocegueira.
Sua família e professores foram envolvidos com a finalidade de compreender seu
comportamento no âmbito familiar e como se processa seu desenvolvimento
educacional. Os métodos de investigação utilizados foram: observação na escola e
entrevista com familiares e professores, e a intervenção pedagógica CAA. A
surdocegueira é uma deficiência singular e pode ser congênita ou adquirida. A
Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma forma de comunicação, que visa
promover um elo entre o sujeito surdocego e o meio que o cerca. A intermediação se
deu por intermédio de um profissional habilitado, utilizando materiais pedagógicos
adaptados, considerados fundamentais para que o indivíduo tenha melhor percepção
de mundo e para que o mundo perceba esse indivíduo como cidadão ativo na
sociedade. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios e surpreendentes, pois o
aluno estabeleceu formas de Comunicação Aumentativa e Alternativa, Libras tátil,
interpretação háptica, braille, noção de tempo, regras de convivência, afetividade,
conceitos pessoais e sociais. Como produto educacional foi produzido um manual
pedagógico com sugestões de materiais táteis que impulsionam o aprendizado de
pessoas com surdocegueira. | pt_BR |