dc.description.abstract | Os profissionais da saúde e da educação, ao conviverem com as famílias, passam a ter uma relação
de parceria na qual é possível perceber demandas, ansiedades, vulnerabilidades, deficiências e
potenciais, antes não notados. Assim, a atuação de equipes multiprofissionais nas ações educativas
é de fundamental importância na perspectiva da promoção da saúde. Nesse contexto, com esta
pesquisa, buscou-se analisar o papel e o efeito da parceria entre o Centro de Referência
Especializado de Assistência Social – CREAS, e a Estratégia Saúde da família e escola – ESF na
promoção da saúde. Os objetivos giram em torno da importância dada pelos integrantes escolares
e na verificação de seu envolvimento com os mesmos. A pesquisa é fundamentada pelo
embasamento teórico e constitui-se como de campo para a coleta de dados. Foram aplicados
questionários e formulários, os primeiros a professores, alunos maiores de idade e profissionais de
saúde e, os segundos, a alunos menores de idade, envolvidos em projetos multidisciplinares no
sentido de investigar a participação e opinião da comunidade escolar, do CREAS e da ESF sobre
os benefícios. Os dados levantados foram analisados de forma crítica a fim de se analisar dessa
parceria. As conclusões foram que o interesse de professores, alunos e profissionais da saúde é
grande e que a absoluta maioria dos entrevistados está a par do que parceria proporciona e que
resultados trazem para todos. | pt_BR |