dc.description.abstract | Neste estudo, pesquisou-se sobre a contribuição dos jogos e brincadeiras no ensino
e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, pois é uma das etapas de grande
relevância para a criança e primordial para o seu desenvolvimento. O objetivo geral
foi apresentar a importância e as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo
de ensino-aprendizagem dos alunos do CMEI “Menino Jesus” no município de
Presidente Kennedy/ES com 2 (duas) turmas, 2(duas) professoras regentes e 4
(quatro) auxiliares de turmas. O referencial teórico foi dividido em dois campos. No
que se refere à Educação Infantil no Brasil, foram abordados os seguintes teóricos
Mendes (2015), BRASIL/MEC, (1998), BNCC (2017;2018) entre outros. Deste modo,
para abordar os Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, foram utilizados textos de Moreira
(2015; 2019), Vygotsky (1998), Kishimoto (2002; 2008). Este estudo se justifica pela
necessidade de uma educação que contemple, de forma lúdica, a formação de
conceitos, ideias, possibilitando a criança a exploração, reinventando os saberes
voltados para a construção de conhecimentos. A Educação Infantil é a fase de
descobertas e as crianças estão sempre em busca do novo. A pesquisa se deu por
metodologias qualitativas, através de observações das aulas e aplicação de
questionários aos professores regentes, dos quais foram gerados registros
analisados. Os dados foram coletados desde o 3º trimestre de 2019 até o início do 1º
trimestre de 2020, que possibilitou, inicialmente, verificar a utilização de jogos e
brincadeiras na proposta de ensino no cotidiano na escola pesquisada. O estudo
revelou a importância de elaborar, como Produto Final, oficinas de jogos e
brincadeiras com as crianças como uma proposta metodológica que foi aplicada nas
referidas turmas, possibilitando vivenciar, com subsídios teóricos e práticos,
promovendo a interação e a aprendizagem. Portanto, as oficinas foram desenvolvidas
de forma espontânea, por meio das vivências e experiências dos jogos e brincadeiras. | pt_BR |