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dc.contributor.authorRAMOS, DARA
dc.date.accessioned2021-08-18T18:28:48Z
dc.date.available2021-08-18T18:28:48Z
dc.date.issued2020-04-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/626
dc.description.abstractNeste estudo, pesquisou-se sobre a contribuição dos jogos e brincadeiras no ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, pois é uma das etapas de grande relevância para a criança e primordial para o seu desenvolvimento. O objetivo geral foi apresentar a importância e as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do CMEI “Menino Jesus” no município de Presidente Kennedy/ES com 2 (duas) turmas, 2(duas) professoras regentes e 4 (quatro) auxiliares de turmas. O referencial teórico foi dividido em dois campos. No que se refere à Educação Infantil no Brasil, foram abordados os seguintes teóricos Mendes (2015), BRASIL/MEC, (1998), BNCC (2017;2018) entre outros. Deste modo, para abordar os Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, foram utilizados textos de Moreira (2015; 2019), Vygotsky (1998), Kishimoto (2002; 2008). Este estudo se justifica pela necessidade de uma educação que contemple, de forma lúdica, a formação de conceitos, ideias, possibilitando a criança a exploração, reinventando os saberes voltados para a construção de conhecimentos. A Educação Infantil é a fase de descobertas e as crianças estão sempre em busca do novo. A pesquisa se deu por metodologias qualitativas, através de observações das aulas e aplicação de questionários aos professores regentes, dos quais foram gerados registros analisados. Os dados foram coletados desde o 3º trimestre de 2019 até o início do 1º trimestre de 2020, que possibilitou, inicialmente, verificar a utilização de jogos e brincadeiras na proposta de ensino no cotidiano na escola pesquisada. O estudo revelou a importância de elaborar, como Produto Final, oficinas de jogos e brincadeiras com as crianças como uma proposta metodológica que foi aplicada nas referidas turmas, possibilitando vivenciar, com subsídios teóricos e práticos, promovendo a interação e a aprendizagem. Portanto, as oficinas foram desenvolvidas de forma espontânea, por meio das vivências e experiências dos jogos e brincadeiras.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Ensino e Aprendizagem. Jogos e Brincadeiraspt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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