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dc.contributor.authorSEDDA, BRUNELA ROMANHA
dc.date.accessioned2021-08-18T17:21:30Z
dc.date.available2021-08-18T17:21:30Z
dc.date.issued2020-05-11
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/618
dc.description.abstractA presente dissertação relaciona inteligência espacial, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo da Educação Infantil. Objetiva compreender as percepções dos professores a respeito da contribuição que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a BNCC trouxeram ao processo de ensino e aprendizagem, de modo especial no que se refere à inteligência espacial. Dada a importância da temática é essencial abordar de que forma a Base Nacional Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) concebem a inteligência espacial. Para tanto, esta pesquisa propõe um estudo de caso, utilizando como instrumentos para coleta de dados uma abordagem qualitativa com questionário semi-estruturado, além da observação in loco. Os questionários foram constituídos com questões dissertativas e aplicados às professoras regentes das da escola de Educação Infantil do município de Rio Bananal, que responderam baseando-se em suas percepções acerca das práticas pedagógicas empregadas na sala de aula. A observação ocorreu nas salas de aula e nos espaços onde são realizadas as atividades com os alunos da escola. Como resultado, foi possível inferir que os educadores que atuam na escola pesquisada procuram abordar conscientemente temas relacionados com as Inteligências Múltiplas em suas atividades, seguindo as diretrizes da BNCC e da RCNEI, o que auxilia no desenvolvimento dos alunos. Apesar da equipe docente realizar um excelente trabalho, ainda existe a necessidade da Secretaria de Educação do município no qual a escola está situada promover cursos de capacitação e atualização para que os professores sempre estejam preparados para atender esse público tão peculiar. Os autores que deram base forma: Diretrizes da BNCC; RCNEI; Gardner; Brasil; Antunes; entre outros de ordem conceitual. Por fim, a proposta desta pesquisa consiste em apresentar um projeto de formação continuada acerca do tema estudado para os professores que atuam com Educação Infantil no município de Rio Bananal.pt_BR
dc.subjectInteligência Espacial. Educação Infantil. BNCC. RCNEI.pt_BR
dc.titleCOMPREENDENDO A INTELIGÊNCIA ESPACIAL A PARTIR DA RELAÇÃO BNCC E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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