dc.description.abstract | Este estudo buscou identificar quais discussões estão sendo feitas sobre o processo
de inclusão do aluno surdo nas aulas de Educação Física escolar, analisando as
possibilidades e limites apresentados no processo pedagógico inclusivo na escola.
Foi adotado como procedimento metodológico um levantamento em fontes como os
periódicos, indexadores, diretórios e bancos de teses e dissertações da produção
científica da Educação Física, dos últimos 10 anos, sobre a inclusão e acessibilidade
do aluno surdo na disciplina escolar, bem como uma revisão sobre a temática e as
teorias referentes à educação e cultura surda. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica, elaborada com base em material já publicado. Procedeu-se a
classificação da pesquisa, levantamento das produções e organização das buscas
para obtenção dos dados. Mediante as análises dos trabalhos encontrados,
emergiram 04 categorias: a importância do professor de Educação Física no
processo de inclusão; metodologias utilizadas pelos professores, que são
insatisfatórias e não apresentam eficácia no ensino; a falta de capacitação dos
professores para incluir os alunos com deficiências em suas aulas e a falta da
disciplina libras nos cursos de formação docente. | pt_BR |