dc.description.abstract | A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como
finalidade fundamental proporcionar o desenvolvimento integral das crianças de zero
a cinco anos de idade. Nesse sentido, surge a contribuição da Educação Física na
Educação Infantil, que assume uma função significativa na medida em que
proporciona experiências que promovem o desenvolvimento integral da criança,
suas habilidades motoras e sua socialização. Com a Educação Física na Educação
Infantil, pode-se trabalhar o corpo de forma harmoniosa nos seus âmbitos físico,
cognitivo, afetivo e social. Sendo assim, pretende-se nesse estudo responder ao
seguinte questionamento: Como a Educação Física pode contribuir na formação da
criança na Educação Infantil? O objetivo geral da pesquisa é mostrar a contribuição
da Educação Física na Educação Infantil, e os objetivos específicos são: caracterizar
Educação Infantil, explanando acerca do seu surgimento e sua evolução até os dias
atuais; demonstrar as contribuições das atividades propostas nas aulas de
Educação Física para a Educação Infantil; entender o papel dos jogos e brincadeiras
na Educação Física no desenvolvimento integral da criança; e mostrar qual deve ser
a função do professor de Educação Física na Educação Infantil. Optou-se por
realizar o procedimento metodológico dentro de uma abordagem teórica, levando-se
em conta os objetivos. Quanto à forma de estudo, optou-se por uma pesquisa
exploratória, baseada em levantamento bibliográfico que formula a base da
pesquisa. | pt_BR |