dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi utilizar o software Arena em um estudo de
atendimento ao cliente das empresas e sugerir, por meio da simulação, melhorias no
atendimento. Por buscar melhorias em seus processos, as empresas se utilizam da
evolução tecnológica para que dessa forma possam evoluir junto com o mercado,
promovendo melhorias na empresa de maneira a atender da melhor maneira seus
clientes. Neste estudo, foi escolhida a simulação como ferramenta para buscar uma
melhor otimização no tempo de atendimento, evitando com isso a geração de filas e
um atendimento demorado, fazendo com que os clientes passem por um longo
processo de espera, uma vez que isso desmotiva a procura pela empresa.
Para desenvolver essa melhoria, foi escolhido o software Arena, que faz simulação
dos tempos de acordo com as necessidades que são propostas no fluxograma, tendo
em vista que se trata de um software de fácil acesso. Foi por meio da utilização do
programa que foi possível verificar os problemas gerados no atendimento, e foi
proposto por meio da análise de relatórios gerados pelo problema de geração de filas
no atendimento ao cliente a melhor maneira de otimizar o atendimento, tornando o
mesmo mais rápido. | pt_BR |