dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou analisar proposições para o ensino do Karatê nas
aulas de Educação Física em uma escola da rede Pública de Ensino Fundamental.
Apresentando o contexto histórico do Karatê desde sua origem até sua vinda para o
Brasil, assim como os vários estilos dessa luta que surgiram com o tempo. As
intervenções foram realizadas com a turma de 8° ano “A” do turno matutino, no
período de dez aulas, com o intuito de proporcionar para os alunos a vivência do
Karatê através de atividades lúdicas, utilizando materiais alternativos, alguns
confeccionados pelos próprios alunos durante as aulas. O trabalho apresenta a
organização do conteúdo lutas, assim como os seus objetivos e metodologia nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e no Documento Base do Município, sendo mencionada a importância do
Karatê na formação do cidadão, nas práticas corporais, e também como meio de
melhora na qualidade de vida dos alunos e da socialização buscando sempre o
respeito entre eles. | pt_BR |