Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJunior, Albino Nascimento Carillo
dc.date.accessioned2021-06-07T18:36:06Z
dc.date.available2021-06-07T18:36:06Z
dc.date.issued2018-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/231
dc.description.abstractA Educação Física é uma disciplina que trabalha, entre outros enfoques, a inclusão social dos alunos. Dessa forma, a temática deste trabalho de conclusão de curso aborda a relevância da inclusão no contexto das aulas de Educação Física, desenvolvendo, assim, o esporte adaptado. O problema que se apresenta é: como o futebol de cinco, indicado para cegos, pode ser um conteúdo de inclusão social e educacional de aluna com baixa acuidade visual nos dois olhos, nas aulas de Educação Física? No decorrer dos capítulos, explicam-se conceitos do futebol de cinco e se estabelecem as possibilidades da sua prática no sentido de atender às necessidades de todos os alunos, pois se trata de uma atividade em equipe. Além dessa socialização, é preciso desenvolver a sensibilização, pois quando os alunos compreendem que existem diferenças, e sabem conviver entre si, respeitando-as, eles estão preparados para a educação inclusiva. O objetivo geral da pesquisa é investigar as possiblidades do futebol de cinco como esporte que promova a inclusão de aluna com baixa visão nas aulas de Educação Física. A Metodologia aplicada foi a participante, através de pesquisa in loco envolvendo a turma e os alunos. Conclui-se, após as abordagens teóricas e a pesquisa em campo que o futebol de cinco é um esporte que viabiliza a participação de aluna com baixa visão na escola regular e, como tal, promove a inclusão social.pt_BR
dc.subjectInclusão social. Futebol de cinco. Educação Física Escolar.pt_BR
dc.titleO FUTEBOL DE CINCO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples