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dc.contributor.authorSodré, Bruno Altamiro
dc.contributor.authorNeves, Diego Santos
dc.date.accessioned2021-06-07T18:25:30Z
dc.date.available2021-06-07T18:25:30Z
dc.date.issued2018-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/229
dc.description.abstractAs Lutas Corporais estão inseridas no bloco de conteúdo das Culturas Corporais de Movimento. Estas enfrentam resistência quanto à falta de abordagens pedagógicas na utilização de seus conteúdos nas aulas de educação física, o que as tornam pouco exploradas no ambiente escolar. Dentre as variedades de Lutas Corporais, encontra-se o Muay Thai, este pode ser entendido como um tipo de Luta Corporal, uma vez que a prática nesta modalidade envolve o enfrentamento físico direto, na presença de um adversário. O Muay Thai é uma arte marcial oriental de origem tailandesa, cujas raízes tradicionais são milenares. Os tailandeses a utilizavam como arma para moldar um país livre e independente. Este difundiu-se rapidamente, atualmente está presente em mais de 110 países e cinco continentes. A inclusão das artes marciais orientais no Brasil está associada ao processo de massificação, que teve como base de apoio três fatores: a chegada e o estabelecimento dos imigrantes de origem oriental; a influência dos meios de comunicação, cinema e televisão; o processo de esportivização vivenciado pelas artes marciais e outras práticas corporais. O conteúdo Lutas Corporais levanta questionamentos durante a prática pedagógica devido a: dificuldade de domínio e abordagem destes conteúdos, desconhecimento, preconceito e, insuficiência de produção acadêmica sobre as temáticas Lutas Corporais, que possam auxiliar os profissionais atuantes na área da educação física. Entretanto alguns autores acreditam que as Lutas Corporais devem ser ensinadas porque fazem parte da cultura corporal, sendo práticas históricas que acompanharam os seres humanos ao longo do tempo e uma das mais elementares manifestações dessa cultura. Tendo em vista as dificuldades (insuficiência de produção acadêmica, métodos e práticas pedagógicas), com relação às proposições de ensino das Lutas Corporais para inserir e trabalhar o Muay Thai no ambiente escolar, este trabalho tem como objetivo estudar e buscar proposições de ensino (teorias, métodos e práticas pedagógicas), que possam auxiliar os acadêmicos do campo da educação física, no processo de ensino e aprendizagem do Muay Thai neste ambiente. Primeiramente os alunos foram avaliados quanto ao tema por meio de um questionário, durante a intervenção foram aplicadas atividades com aparelhos de Muay Thai e materiais alternativos (bolas, colchonetes e pregadores). O estudo mostrou que os alunos se interessaram pela temática Lutas Corporais no ambiente escolar, desenvolvendo bem os movimentos de Muay Thai propostos. As aulas ajudaram a quebrar preconceitos, unindo os alunos, que se envolveram e ajudaram a realizar um festival de Lutas Corporais, tendo como temática o Muay Thai. A intervenção foi finalizada com um combate realizado no horário de recreio.pt_BR
dc.subjectMuay Thai, proposição de ensino, escolapt_BR
dc.titleMUAY THAI NA ESCOLA: UMA PROPOSIÇÃO DE ENSINOpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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