dc.description.abstract | As Lutas Corporais estão inseridas no bloco de conteúdo das Culturas Corporais de
Movimento. Estas enfrentam resistência quanto à falta de abordagens pedagógicas na
utilização de seus conteúdos nas aulas de educação física, o que as tornam pouco
exploradas no ambiente escolar. Dentre as variedades de Lutas Corporais, encontra-se
o Muay Thai, este pode ser entendido como um tipo de Luta Corporal, uma vez que a
prática nesta modalidade envolve o enfrentamento físico direto, na presença de um
adversário. O Muay Thai é uma arte marcial oriental de origem tailandesa, cujas raízes
tradicionais são milenares. Os tailandeses a utilizavam como arma para moldar um país
livre e independente. Este difundiu-se rapidamente, atualmente está presente em mais de
110 países e cinco continentes. A inclusão das artes marciais orientais no Brasil está associada
ao processo de massificação, que teve como base de apoio três fatores: a chegada e o
estabelecimento dos imigrantes de origem oriental; a influência dos meios de comunicação,
cinema e televisão; o processo de esportivização vivenciado pelas artes marciais e outras
práticas corporais. O conteúdo Lutas Corporais levanta questionamentos durante a prática
pedagógica devido a: dificuldade de domínio e abordagem destes conteúdos, desconhecimento,
preconceito e, insuficiência de produção acadêmica sobre as temáticas Lutas Corporais, que
possam auxiliar os profissionais atuantes na área da educação física. Entretanto alguns autores
acreditam que as Lutas Corporais devem ser ensinadas porque fazem parte da cultura corporal,
sendo práticas históricas que acompanharam os seres humanos ao longo do tempo e uma das
mais elementares manifestações dessa cultura. Tendo em vista as dificuldades (insuficiência de
produção acadêmica, métodos e práticas pedagógicas), com relação às proposições de ensino
das Lutas Corporais para inserir e trabalhar o Muay Thai no ambiente escolar, este trabalho tem
como objetivo estudar e buscar proposições de ensino (teorias, métodos e práticas pedagógicas),
que possam auxiliar os acadêmicos do campo da educação física, no processo de ensino e
aprendizagem do Muay Thai neste ambiente. Primeiramente os alunos foram avaliados quanto
ao tema por meio de um questionário, durante a intervenção foram aplicadas atividades com
aparelhos de Muay Thai e materiais alternativos (bolas, colchonetes e pregadores). O estudo
mostrou que os alunos se interessaram pela temática Lutas Corporais no ambiente escolar,
desenvolvendo bem os movimentos de Muay Thai propostos. As aulas ajudaram a quebrar
preconceitos, unindo os alunos, que se envolveram e ajudaram a realizar um festival de Lutas
Corporais, tendo como temática o Muay Thai. A intervenção foi finalizada com um combate
realizado no horário de recreio. | pt_BR |