Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Karla Cardoso
dc.contributor.authorProfeta, Pedro Henrique Oliveira
dc.date.accessioned2021-06-07T18:20:44Z
dc.date.available2021-06-07T18:20:44Z
dc.date.issued2018-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/227
dc.description.abstractEste trabalho trata de um tema que vem sendo muito discutido no mundo, o Autismo. Considerado um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e que afeta áreas como: social, comportamental e comunicativa. Este trabalho tem como objetivo investigar como são desenvolvidas as práticas inclusivas nas aulas de Educação Física, com a presença de um aluno autista, verificar facilidades e dificuldades do professor de Educação Física ao ministrar essas aulas, além de observar como os colegas tratam o aluno autista e o modo de inclusão. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa tipo de estudo de caso, uma pesquisa de observação participante, tendo como sujeitos uma professora de Educação Física e com 19 alunos, de ambos os sexos, tendo dois alunos autistas (porém o trabalho está focado em apenas um). Todos com idade de 13 anos, exceto o aluno autista em foco que tem 15 anos, pertencentes a turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, do “Colégio Conhecer”, no qual é uma escola privada do município de São Mateus-ES para produção de dados utilizamos instrumentos, como: diário de campo e questionário estruturado. O processo de observação teve início no dia 03 de abril de 2018, no acompanhamento de duas aulas semanais de Educação Física dessa turma. O Colégio nos acolheu bem, desde o início mostrando capacidade e interesse em ajudar no que for possível, é um trabalho no qual nos ajuda na parte acadêmica, nos incentiva mais a trabalhar com a Educação Física na Perspectiva de Inclusão, ganhando bastante conhecimento e vivência, podendo mostrar a todos a importância da inclusão, que o professor é fundamental para o aluno. E que deve ter mais força de vontade em ajudar, pesquisar, entender, pois muitos necessitam desse ensino, que promove o desenvolvimento para a vida. Neste período de observações podemos identificar as características do aluno autista, como é a sua inclusão nas aulas, suas limitações e também a suas possibilidades. Além do papel do professor de incluir, saber ministrar a turma e o relacionamento dos colegas com o aluno autista.pt_BR
dc.subjectAutismo; Educação Física; Inclusão.pt_BR
dc.titleALUNO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES NO COTIDIANO ESCOLARpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record