dc.description.abstract | Este trabalho trata de um tema que vem sendo muito discutido no mundo, o Autismo.
Considerado um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e que afeta áreas como:
social, comportamental e comunicativa. Este trabalho tem como objetivo investigar
como são desenvolvidas as práticas inclusivas nas aulas de Educação Física, com a
presença de um aluno autista, verificar facilidades e dificuldades do professor de
Educação Física ao ministrar essas aulas, além de observar como os colegas tratam
o aluno autista e o modo de inclusão. A metodologia caracteriza-se como uma
pesquisa qualitativa tipo de estudo de caso, uma pesquisa de observação participante,
tendo como sujeitos uma professora de Educação Física e com 19 alunos, de ambos
os sexos, tendo dois alunos autistas (porém o trabalho está focado em apenas um).
Todos com idade de 13 anos, exceto o aluno autista em foco que tem 15 anos,
pertencentes a turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, do “Colégio Conhecer”, no
qual é uma escola privada do município de São Mateus-ES para produção de dados
utilizamos instrumentos, como: diário de campo e questionário estruturado. O
processo de observação teve início no dia 03 de abril de 2018, no acompanhamento
de duas aulas semanais de Educação Física dessa turma. O Colégio nos acolheu
bem, desde o início mostrando capacidade e interesse em ajudar no que for possível,
é um trabalho no qual nos ajuda na parte acadêmica, nos incentiva mais a trabalhar
com a Educação Física na Perspectiva de Inclusão, ganhando bastante conhecimento
e vivência, podendo mostrar a todos a importância da inclusão, que o professor é
fundamental para o aluno. E que deve ter mais força de vontade em ajudar, pesquisar,
entender, pois muitos necessitam desse ensino, que promove o desenvolvimento para
a vida. Neste período de observações podemos identificar as características do aluno
autista, como é a sua inclusão nas aulas, suas limitações e também a suas
possibilidades. Além do papel do professor de incluir, saber ministrar a turma e o
relacionamento dos colegas com o aluno autista. | pt_BR |