dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar e demonstrar através da pesquisa de campo o
grau de conhecimento dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vale
do Cricaré em relação ao Código de Ética do Profissional de Contabilidade e o quanto
o conhecimento deste é primordial na tomada de decisão, reforçar através da
pesquisa de campo a necessidade da implementação da disciplina “Ética Profissional”
na matriz curricular do curso. A proposta é demonstrar a importância do Código de
Ética e as devidas penalidades aplicadas a aqueles que não cumprem as normas. O
conteúdo apresentado descreve a história da contabilidade, narra o crescimento da
contabilidade e do contador e a importância desse profissional, traz um breve
esclarecimento sobre a ética e a moral, reforça a importância da disciplina de ética
para os estudantes do curso de ciências contábeis, descreve também sobre a ética
profissional e as responsabilidades civil, penal e solidária. A metodologia utilizada foi
pesquisa de campo com os alunos do curso de ciências contábeis do 2º ao 8º período
por meio de questionários, e também se utilizou de pesquisas bibliográficas, artigos,
leis e o Código de Ética do Profissional de Contabilidade. Constatou-se através da
pesquisa de campo a real necessidade da implementação da disciplina Ética
Profissional na grade curricular do curso, uma vez que conforme pesquisa, dos
graduandos entrevistados 83,33% conhecem de forma superficial ou já ouviram falar,
porém não conhecem o Código de ética do profissional de contabilidade. | pt_BR |