dc.description.abstract | A Auditoria Interna é uma função de verificação e avaliação, estabelecida
para examinar internamente as atividades de uma empresa, como ferramenta de
gestão no processo de decisão. É um exame cuidadoso e sistemático das atividades
desenvolvidas em, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as
disposições planejadas, se foram implementadas com eficácia e se estão
adequadas aos objetivos. È uma ferramenta importante de gestão, compreendendo
seu alcance a todas as partes integrantes da empresa, quer dizer: que tal avaliação
incluirá as atividades técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e de sistemas de
informação e gestão. Por isso, a problemática em questão trata-se dos riscos
inerentes aos negócios: financeiros, qualidade produto ou serviços, informações
confiáveis etc. enfrentados por todas as organizações, independente de seu
tamanho, natureza ou estrutura, o que pode levar a impossibilidade de
sobrevivência. Assim, com a utilização dos procedimentos da Auditoria Interna é
possível acabar ou reduzir a zero esses riscos?, por isso, este trabalho tem como
objetivo, demonstrar a importância da Auditoria Interna, através do
acompanhamento da execução dos procedimentos dos controles internos, no
processo de Gestão. Está dividido em quatro capítulos: O primeiro trata-se da
definição de auditoria interna, sua origem, objetivos e finalidade; O segundo
descreve a auditoria interna, evolução, missão, atribuições e sua importância. O
terceiro traz comentado sobre Controle Interno, definição, importância, objetivos e
seus princípios fundamentais, e o quarto e último capítulo descreve os tipos de
riscos de auditoria, bem como a Gestão de risco de uma empresa. | pt_BR |