dc.contributor.author | Dos Santos, Ingred Barbosa | |
dc.contributor.author | De Almeida, Israel Francisco Petronetto | |
dc.contributor.author | Siqueira, Maria Julia Santos Gomes De Lima | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T17:26:01Z | |
dc.date.available | 2021-06-07T17:26:01Z | |
dc.date.issued | 2014-12-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/213 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentam-se os resultados de pesquisa realizada na escola
Dora Arnizaut Silvares, localizada noMunicípio de São Mateus, sobre o custo-aluno
na modalidade de ensino fundamental (1ª a9ª Série). Os Municípios, sob as regras
da Lei de Responsabilidade Fiscal devem destinar um percentual nunca inferior a
25% das receitas oriundas de impostos à educação, e para isto é salutar conhecer a
realidade das Instituições de Ensino sob a sua tutela.A pesquisa procurouresponder
aos seguintes questionamentos: De posse das receitas destinadas a educação, o
Município está considerando corretamente os custos educacionais por aluno da rede
de ensino para poder aplica-las? Mais ainda: como os métodos e ferramentas da
contabilidade de custo, contribuem para a otimização dos recursos disponíveis para
educação?Os resultados da pesquisa mostram que existe desconexão entre os
gastos com educação e o real custo/aluno, sendo que para sanar esta, fazem-se
necessários ajustesna metodologia de apuração para que se tracem por parte da
Secretaria Municipal de Educação parâmetros adequados de gestão para as
unidades escolares. | pt_BR |
dc.subject | Custo-aluno, custo ensino fundamental, gestão da educação | pt_BR |
dc.title | O CUSTO CONTÁBIL SOBRE A ÓTICA DAS REGRAS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO. UM ESTUDO DE CASO DO CUSTO ALUNO NA ESCOLA DORA ARNIZAUT SILVARES | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |