dc.description.abstract | BAIÔCCO. Larissa Valfré. A percepção dos professores sobre o uso de tecnologias para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023.
Este trabalho explorou o emprego da tecnologia no desenvolvimento de metodologias para o ensino de ciências, investigando de que maneira sua utilização pode potencialmente aprimorar o processo de aprendizagem nessa disciplina. Alguns trabalhos têm destacado que o uso da tecnologia na aprendizagem de ciências, que não pode mais ser ignorado ressaltando que, se usadas corretamente, as TIC’s podem melhorar o sistema educacional através de ambientes de aprendizagem enriquecidos tecnologicamente. Assim, é possível alcançar resultados positivos através de processos de ensino e aprendizagem mais criativos e motivadores. O objetivo desse trabalho foi compreender a percepção de professores de 02 (duas) escolas públicas de Linhares/ES sobre o uso das TIC’s como recurso didático em sala de aula no processo de aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental. Foi realizado um estudo de caso através de um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que o desenvolvimento de métodos ativos de aprendizagem através da leitura, apresentação, questionamento, experimentação e discussão em sala de aula favorecem o processo de ensino e aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental. Como produto final, apresentamos um E-book Digital, contendo informações e sugestões de atividades para auxiliar aos professores de ciências do município de Linhares/ES. | pt_BR |