dc.description.abstract | RISSI, Juliete. A atuação do educador social na política socioassistencial do município de Presidente Kennedy-ES. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Vale do Cricaré.
Diante das várias formas de se fazer e perceber a educação, produziu-se um saber denominado de pedagogia social que passou a viabilizar um mediador para a práxis supracitada, definido como educador social. Este profissional tem como atribuições e competências a aproximação com sujeitos vulneráveis e propensos a dificuldades sociais. Intencionando compreender como ocorre a atuação desse profissional em contextos não formais, o presente trabalho objetiva analisar a atuação de educadores sociais na política socioassistencial do município de Presidente Kennedy - ES. Conduzido por uma abordagem de estudo qualitativa e com inspiração etnográfica, optou-se pela aplicação de questionário semiestruturado direcionado a educadores sociais que atuam no Centro de Referência da Assistência Social e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município lócus da pesquisa, seguido de pesquisa de campo como forma de acompanhamento da prática empregada pelos profissionais junto aos munícipes na condição de vulnerável. Os principais autores que contribuem para embasamento teórico da pesquisa são Ferreira (2022), Silva, Silva e Menezes (2021), Bravin, Paiva e Pinel (2020), Garrido (2021), Nunes (2021), Valente (2020), Pereira (2019), Jaccoud, Bichir e Mesquita (2017), Santos, Araújo, Baumgarten (2016), Carvalho (2014), Loureiro e Casteleiro (2014), Gohn (2006), Caliman (2010), Paiva (2010, 2011, 2015). Como produto final, foi proposto um e-book para educadores sociais, intitulado “A atuação de educadores sociais em contextos não formais”, cujo objetivo foi a apresentação de informações que incentivem reflexões sobre estudos e conquistas pertinentes às áreas de atuação do Educador Social com ênfase no Sistema Único de Assistência Social. Os resultados exprimiram uma práxis dotada de elementos impreteríveis, que exigem do profissional preparação psicológica, empatia, bom senso, escuta, busca ativa, responsabilidade social e perfil interventor, mas que somados, possibilitam inferências em contextos vulneráveis e possíveis transformações sociais. | pt_BR |