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dc.contributor.authorSILVA, Soraia Oliveira
dc.date.accessioned2024-01-09T15:55:41Z
dc.date.available2024-01-09T15:55:41Z
dc.date.issued2023-10-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1731
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como se deu o processo de alfabetização na turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Conceição da Barra no período suspensão das aulas presenciais causados pela pandemia da Covid-19, bem como quais foram os reflexos do trabalho desenvolvido no ensino remoto na alfabetização desses alunos. Para poder alcançar o objetivo geral, se fez necessário desmembrá-lo em objetivos específicos, sendo eles: compreender a visão dos professores referentes à sua capacitação e as dificuldades enfrentadas para desenvolver Educação Remota; evidenciar como a Rede Estadual de Educação do Espirito Santo atendeu às necessidades dos professores de Braço do Rio, no município de Conceição da Barra frente à educação remota; pesquisar os impactos positivos e negativos ocorridos na alfabetização dos alunos durante o período de pandemia e elaborar um Guia Didático com o objetivo de dialogar, esclarecer e subsidiar o trabalho desenvolvido pelos professores e instituição escolar. Essa investigação se justifica pelo fato de se tratar de acontecimentos novos, atuais, bem como pelo desejo de contribuir com práticas de pesquisa e ensino sobre a alfabetização em tempos de pandemia. Para isso, utilizaremos referencias de estudiosos como Arruda (2020), Vieira e Ricci (2020) através de breves considerações sobre a pandemia da covid-19 no contexto escolar, Barbosa e Santos (2021) e Hooks (2013) relatando sobre os reflexos da pandemia no sistema educacional, Vaillant; Zidan; Biagas (2020), Ries, Rocha e Silva (2020), Nóvoa (2020) relatando a respeito dos Desafios e a formação docente no ensino remoto, Montenegro; Matos; Lima (2021), Oliveira; Silva; Silva (2020), Alves (2020) trazendo considerações sobre os impactos do ensino remoto nos docentes, finalizando com Pereira e Toledo (2020), Arantes e Toquetão (2020), Feitosa e Santos (2020) relatando sobre o processo de alfabetização na pandemia. O percurso metodológico delineado para a realização desta pesquisa iniciou, fundamentalmente, com pesquisa bibliográfica sobre o que dizem os autores a respeito do tema em questão. Ela teve abordagem qualitativa, utilizando grupo focal e entrevista semiestruturada para a coleta de dados com roteiro elaborado pela pesquisadora. Conclui-se com a pesquisa que os professores tiveram muitas dificuldades frente à alfabetização dos alunos no período de pandemia e que agora no período pós-pandemia necessitaram diagnosticar quais lacunas ficaram abertas no ensino aprendizagem dos alunos do terceiro ano dos Anos Iniciais da Educação Básica, bem como, utilizar novas estratégias de trabalho nas turmas.pt_BR
dc.subjectAlfabetização, pandemia, ensino remoto.pt_BR
dc.titleALFABETIZAR NA PANDEMIA E SEUS IMPACTOS EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA BARRA/ESpt_BR


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