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dc.contributor.authorDELFINO, Lais Pavani
dc.date.accessioned2024-01-04T14:08:11Z
dc.date.available2024-01-04T14:08:11Z
dc.date.issued2023-11-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1722
dc.description.abstractDELFINO, Lais Pavani. Reconhecimento de Saberes: contribuições no processo ensino/aprendizagem de matemática na EJA profissionalizante do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023. Para alcançar os objetivos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), surge em 2000 os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que trazem direções para a organização do currículo escolar. Em seguida, no ano de 2015/2016, o Ministério da Educação organiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a finalidade de direcionar com exatidão o ensino para as escolas de educação básica. Todas essas inovações chegam às escolas com proposições de novos objetos de conhecimento, assim como novas metodologias de ensino. Dessa forma, o ensino expositivo, aquele centrado no professor, passa para o ensino centrado no desenvolvimento do aluno, o protagonista. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar o Reconhecimento de Saberes e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos no ensino médio. Baseando-se em referenciais teóricos e no contexto escolar de uma unidade da EJA do ensino médio, o trabalho busca identificar o diferencial dessa metodologia na vida educacional dos educandos. Para tanto, a pesquisa se caracteriza por ser de natureza qualitativa, uma vez que, analisa o discurso e realiza interpretações estatísticas no campo educacional. O estudo será desenvolvimento em quatro etapas: primeira etapa - análise do regimento da EJA profissionalizante do ensino médio, de uma unidade particular de Cachoeiro de Itapemirim/ES, com a finalidade de apresentar o Reconhecimento de Saberes e seus processos de validação e certificação; segunda etapa - análise dos RDS finalizados nesta unidade, afim de identificar a competência/habilidade que relaciona-se com as profissões dos alunos, com esse levantamento será possível listar os objetos de conhecimento que precisam ser trabalhados, assim como o perfil profissional dos educandos; terceira etapa - aplicação de uma sequência didática personalizada na qual todas as aulas serão preparadas de acordo com a profissão da maioria dos alunos da turma; quarta etapa - apresentação de um e-book como forma de divulgar a metodologia de Reconhecimento de Saberes nas aulas práticas de matemática. Como principais referenciais teóricos estão: Freire, com as contribuições ao ato de educar enquanto formação de um cidadão autônomo; Gadotti, defendendo a educação ao longo da vida, tema que apoiamos para o desenvolvimento desse trabalho, o Reconhecimento de Saberes; Paiva, dialogando sobre a política educacional da EJA e seus processos de evolução; Minayo, descrevendo o método qualitativo, na qual é o tipo da pesquisa; Veiga, que acredita na didática como teoria/prática; e Zabala, com as práticas educativas, especificamente a sequência didática. Não podemos deixar de citar as resoluções, leis e diretrizes brasileiras, que nortearam toda a evolução do trabalho. Com esse trabalho, esperamos não apenas contribuir com diferenciadas práticas pedagógicas do universo acadêmico, mas também divulgar para outras instituições de ensino, seja de educação básica, profissional ou até mesmo superior, essa metodologia de Reconhecimento de Saberes, na qual considera o conhecimento como algo que deve ser construído socialmente, na interação entre os sujeitos, respeitando e ouvindo cada cidadão.pt_BR
dc.subjectDidática. Educação. EJA. Matemática. Reconhecimento de Saberes.pt_BR
dc.titleRECONHECIMENTO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EJA PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIOpt_BR


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