Show simple item record

dc.contributor.authorSANTOS, Libério Mayk Luciano dos
dc.date.accessioned2024-01-04T13:54:38Z
dc.date.available2024-01-04T13:54:38Z
dc.date.issued2023-10-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1721
dc.description.abstractSANTOS, Libério Mayk Luciano dos. 2023. Recurso Educacional Digital na Plataforma Currículo Interativo Digital como auxiliar no ensino e aprendizagem de arte. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023. Os recursos educacionais digitais (REDs) podem ser caracterizados como diferentes objetos digitais utilizados para fins educacionais. Esses podem ser classificados como objetos de aprendizagem, mídias, textos, vídeos, blogs, lives, sites ou repositórios. Permitem a combinação multimídia e a interatividade como troca, auxiliando no ensino e aprendizagem, promovendo manipulação, representação, interação dos objetos e dos elementos do recurso, a fim de auxiliar a aprendizagem por meio do agrupamento de palavras, imagens e sons. Para o ensino da arte, a utilização dos REDs abre fronteiras e aproximam o aluno de diversas expressões artísticas como: criação de vídeos, filmes, áudios, músicas, conteúdos digitais, jogos, e-books e apresentações de obras de arte que podem ser visualizadas e sentidas em qualquer lugar do mundo com o auxílio de dispositivos eletrônicos e acesso à internet. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa e exploratória. Para tanto, esta pesquisa é dividida em dois momentos que se referem: a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada e questionário. Esta pesquisa elucida o seguinte problema: de que forma o recurso educacional digital contido na Plataforma Currículo Interativo Digital pode auxiliar no ensino e aprendizagem de arte? Apresenta como objetivo geral a tarefa de compreender o recurso educacional digital no ensino e aprendizagem de arte no âmbito da educação. E como objetivos específicos: caracterizar quais recursos existentes na Plataforma Currículo Interativo Digital podem ser acessados e usados em sala de aula no ensino e aprendizagem de arte; investigar de que forma o recurso educacional digital da referida plataforma auxilia no processo de ensino e aprendizagem de arte; analisar a praticidade desses recursos como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem de arte e elaborar um e-book com orientações do uso dos recursos educacionais digitais discutidos nesta pesquisa. Os sujeitos de estudo estão centrados na técnica pedagógica da Geped/Cefope do setor de Tecnologia Educacional da plataforma Currículo Interativo Digital, na equipe gestora da escola, diretor, pedagogo, professores e alunos. E tem como ambiente de estudo seis escolas da rede estadual e o setor de Tecnologia Educacional da Sedu. As considerações finais desta pesquisa evidenciam que acessar e fazer uso da plataforma Currículo Interativo Digital como recurso para o ensino e aprendizagem em todos os sentidos na educação contribui significativamente em diversos aspectos.pt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Arte, Recurso Educacional Digital e Plataforma Currículo Interativo Digital.pt_BR
dc.titleRECURSO EDUCACIONAL DIGITAL NA PLATAFORMA CURRÍCULO INTERATIVO DIGITAL COMO AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARTEpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record