Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCARNELLI, Maria Carolina Baikt
dc.date.accessioned2024-01-04T13:18:47Z
dc.date.available2024-01-04T13:18:47Z
dc.date.issued2023-08-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1719
dc.description.abstractA linguagem multimídia é uma expressão que indica integração de tipos diferentes de informação audiovisual, podendo ser empregada uma linguagem simples e de alto nível. Atualmente, as ferramentas e metodologias disponíveis, sobretudo, com o advento da Internet, oferecem um universo de possibilidades a ser explorado durante o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do gênero textual digital “blog” como proposta pedagógica e estratégia de leitura e escrita, para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa qualitativa é de caráter exploratório, pois procurou-se por meio do problema e hipóteses traçar meios para subsidiar o objeto de pesquisa. Esta pesquisa foi realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Baixo Guandu, no noroeste do estado ES, denominada EEEFM “José Damasceno Filho”. A faixa etária dos alunos é entre 15 a 17 anos. A escolha dos alunos foi por pertencer à série que a pesquisadora leciona e também pela nota obtida na Primeira Avaliação Diagnóstica do corrente ano, cujo resultado e análise será apresentado a seguir, de acordo com a Plataforma Em Foco, e a escolha se deu pelo motivo da pesquisadora trabalhar nessa escola, como efetiva na disciplina de Língua Portuguesa e fará oficinas para fazer um diagnóstico a fim de transformar uma ação, os alunos que participarão da pesquisa são da 1ª série do turno vespertino. Os resultados foram construídos a partir dos diagnósticos desenvolvidos junto ao diálogo com os estudantes e a partir disso desenvolvidos duas sequências didáticas. Uma com a temática Eu lírico: Vivências e aprendizagens e a outra sobre café e poesias com estratégias de leitura: conexões, inferência, visualização, sumarização e síntese. Além disso, foi desenvolvido o caderno digital de sequências didáticas de língua portuguesa como produto desta pesquisa. O uso do blog como uma ferramenta pedagógica oferece oportunidades para aprimorar a leitura e a escrita dos estudantes, proporcionando uma abordagem mais contemporânea e alinhada com as demandas da sociedade atual. Além disso, como produto da pesquisa, foi desenvolvido um "Caderno Digital de Sequências Didáticas de Língua Portuguesa". Esse caderno digital representa uma proposta pedagógica que utiliza o blog como uma ferramenta de aprendizagem. Ele foi elaborado com a colaboração e autonomia dos alunos, tornando-se uma maneira inovadora de abordar o ensino de Língua Portuguesa. A linguagem multimídia e as tecnologias digitais disponíveis atualmente oferecem um universo de possibilidades a ser explorado, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interativo, motivador e efetivo.pt_BR
dc.subjectMetodologia ativa, pedagogia, alfabetização.pt_BR
dc.titleUSO DE BLOG COMO ESTRATÉGIA PRÁTICA PARA LEITURApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples