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dc.contributor.authorCAMPAGNARO, João Francisco Gagno
dc.date.accessioned2023-10-23T14:50:55Z
dc.date.available2023-10-23T14:50:55Z
dc.date.issued2023-03-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1715
dc.description.abstractNa atualidade, a maioria dos indivíduos entra em contato com o mundo, com familiares e amigos através de telas de computador, televisão e outros dispositivos móveis. Via de regra, as crianças fazem uso dessas tecnologias, principalmente, para diversão, assistindo a conteúdos de streaming ou utilizando brinquedos e jogos digitais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar se os jogos e os brinquedos digitais se constituem, efetivamente, em recursos capazes de proporcionar o desenvolvimento cognitivo das crianças em sua terceira infância. Para isso, após levantamento bibliográfico, baseado principalmente em Piaget (1960), Vigotski (1896; 1934) e Kishimoto (1996; 2010; 2011), apresentam-se as fases de desenvolvimento cognitivo por faixas etárias, demonstrando a importância de cada infância para o indivíduo. No mesmo contexto, trabalha-se a questão das exigências e dos limites legais e constitucionais do tema. Em seguida, adotou-se uma pesquisa de levantamento de dados de caráter transversal e análise qualitativa exploratória, com dados coletados por meio de questionários. O público-alvo deste estudo constituiu-se de seis adultos responsáveis por oito crianças dos 6 aos 11 anos, cujo intuito voltou-se a acompanhar os infantes durante a utilização de três jogos digitais: Roblox, Pk Xd e Toca Life World. O presente estudo buscou compreender se a inserção digital, de forma lúdica, desenvolve o cognitivo das crianças na terceira infância. Os impactos da presente pesquisa voltaram-se, principalmente, para nortear os pais e/ou os responsáveis sobre a possibilidade da utilização dos brinquedos digitais como ferramentas capazes de auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças dos 6 aos 11 anos. Para tanto, os pontos principais de cada tópico foram compilados de forma a facilitar o entendimento dos pais e/ou responsáveis e publicado no e-book: Jogos Digitais: um aliado dos pais no desenvolvimento cognitivo das crianças na terceira infância.pt_BR
dc.subjectJogos. Brinquedos. Lúdico. Digital. Comportamental Infantil. Terceira Infância.pt_BR
dc.titleO LÚDICO NA ERA DIGITAL: DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL INFANTIL NA TERCEIRA INFÂNCIApt_BR


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