dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou analisar como a história local do município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, pode contribuir para a construção da identidade dos alunos, bem como da preservação patrimonial e cultural local. A pesquisadora buscou identificar as possibilidades de inserir e/ou adaptar no currículo de História da rede municipal de ensino uma abordagem acerca da história local, bem como, descrever como essa história local vem sendo abordada nas turmas do 5º ano do ensino fundamental I no município de Presidente Kennedy. A pesquisa partiu de uma análise documental da parte da legislação brasileira acerca de organização curricular e de ensino da História, tais como LDB, PCN’s e BNCC. Desse modo, a pesquisa foi de cunho qualitativo e estudo de caso sendo elaborada a fim de buscar soluções para as principais questões levantadas, assim como, assegurar o alcance aos objetivos propostos. Também foi realizada entrevista semiestruturada com professores regentes de três escolas polos das turmas do 5º ano do ensino fundamental I, bem como orientadores pedagógicos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação do município de Presidente Kennedy – ES. Em última etapa (na forma do “produto final”) foi construída uma proposta pedagógica sobre os pontos de destaque do município, que auxiliará os professores no aprofundamento/embasamento teórico para o ensino da história local. Ademais, ficará como roteiro que o professor poderá utilizar em suas aulas, para abordar o tema pesquisado. Espera-se que a presente pesquisa possa não apenas demonstrar a contribuição do estudo da História Local como identidade cultural do município de Presidente Kennedy, mas que também se torne parte integrante de demais estudos sobre a história do município. | pt_BR |