dc.description.abstract | Este estudo tem por finalidade analisar o fenômeno da depredação do patrimônio escolar numa Escola Municipal de Ensino Fundamental em Presidente Kennedy/ES. Para tanto, recorremos ao téoricos para explicar o porque que este fenômeno tem se generalizado pelo Brasil afora, as consequências da ocorrência desse fenômeno e como e porque devemos intervir para que isso não aconteça ou seja minimizado. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo de caso sobre a depredação do patrimônio público, realizando ainda uma intervenção na escola pesquisada, para tanto, trabalhamos com uma turma do Ensino Fundamental anos iniciais, por meio de oficinas onde refletimos e analisamos o problema da depredaçao do patrimônio escolar. Realizamos entrevistas semiestrutura com quatro professores, 12 alunos e três gestores municipais ligados a Secretaria de Educação. Trabalhamos ainda, com análise documental (fotografias, correspondências, planilha de custos) produzidos pela Secretaria Municipal de Educaçao e da direção da escola. Como produto final realizamos uma exposição na escola referente ao material produzido pelos alunos em relação ao que foi levantado sobre a depredação do patrimônio escolar. | pt_BR |