Show simple item record

dc.contributor.authorPerini, Érica Rezende
dc.date.accessioned2023-06-13T19:17:29Z
dc.date.available2023-06-13T19:17:29Z
dc.date.issued2018-05-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1585
dc.description.abstractPERINI, E. R. Os dispositivos móveis e a contemporaneidade na educação: o uso dos celulares nas escolas da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES, 2018. O estado do Espírito Santo liberou o uso do celular nas escolas estaduais, por meio da Lei nº 10.506/2016 e da Portaria nº 107-R/2016, que estabelece critérios de uso pedagógico do equipamento. Tal decisão surgiu devido ao contexto do mundo contemporâneo, onde o dispositivo está cada vez mais presente no cotidiano e na construção da identidade dos jovens. Esse fato comprova-se com a pesquisa TIC Educação, que apontou o celular como principal instrumento usado pelos adolescentes para acessar a Internet, inclusive para realizarem tarefas escolares. Além disso, a Unesco defende que, devido sua ubiquidade, as tecnologias móveis podem auxiliar nos processos educativos, ampliar o tempo de estudo e ajudar a personalizar a aprendizagem. Assim, esta dissertação propôs como problema “de que maneira a Sedu pode fortalecer a cultura do uso do aparelho celular para potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes?”, com o objetivo geral de “analisar, a partir da Portaria nº 107-R/2016, o uso do aparelho celular nas práticas pedagógicas dos professores da rede estadual de educação do Espírito Santo, de forma a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes”. Utilizamos abordagem qualitativa, de natureza aplicada, do tipo estudo de caso. Na revisão de literatura, explanamos sobre a aprendizagem móvel, a presença da tecnologia no mundo coevo, a mediação do professor e o ensino personalizado, sob a visão de autores que defendem a integração da tecnologia na educação. Findada essa etapa, empregamos a técnica da análise de conteúdo para apreciar os dados, na modalidade análise temática. Os dados obtidos foram correlacionados entre os objetivos específicos elencados. A partir daí, os resultados mostraram que a rede estadual de ensino está no nível intermediário de adoção das tecnologias em relação a quatro dimensões (visão, competência, conteúdo e recursos digitais e infraestrutura). Os professores que mais utilizam o celular em suas aulas atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, ministrando língua portuguesa e matemática. Além disso, percebemos que boas práticas já acontecem na rede, mas são pontuais e não sistematizadas. Poucos professores buscaram por formações, entretanto o interesse dos docentes aumentou significativamente, especialmente nos cursos de aplicação imediata. Concluímos que os professores precisam de mais apropriação das metodologias de aprendizagem apoiadas na mobilidade, além de buscarem conhecer ferramentas, ambientes e conteúdos disponíveis para desenvolverem práticas ancoradas na personalização, colaboração e orientação. Mesmo sem conexão, o celular oferece diversos recursos pedagógicos, contudo, a aprendizagem móvel carece de novos conceitos e abordagens metodológicas, tornando primordial a formação do professor para alcançar o êxito das práticas pedagógicas. Por fim, estabelecemos propostas para fortalecer o uso do dispositivo com fins pedagógicos nas escolas estaduais do Espírito Santo.pt_BR
dc.subjectTecnologias Móveis; Tecnologias da Informação e Comunicação; Tecnologias na Educação; Aprendizagem Personalizada.pt_BR
dc.titleOS DISPOSITIVOS MÓVEIS E A CONTEMPORANEIDADE NA EDUCAÇÃO: O USO DOS CELULARES NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESPÍRITO SANTOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record