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dc.contributor.authorAGUIAR, Delma Do Carmo Ker e
dc.date.accessioned2023-04-19T19:22:34Z
dc.date.available2023-04-19T19:22:34Z
dc.date.issued2021-11-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1473
dc.description.abstractAGUIAR, DELMA DO CARMO KER E. Escolarização de Adolescentes Autistas na Ótica de Educadores e Familiares. 2021. 107 fl. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, 2021. O presente estudo trata da vivência de famílias e uma escola que têm em seu cotidiano adolescentes autistas; tem como objetivo discutir os processos de escolarização e a socialização desses estudantes, à luz de teóricos que discutem a temática, e com base em depoimentos e experiências de familiares e educadores. O estudo visualiza a possibilidade de colaborar com a transição da fase de criança para a adolescência, etapa esta tão desafiadora na cronologia biológica e que ganha uma ênfase maior quando se trata de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Traz como proposta o desenvolvimento de um canal de comunicação por meio dos hiperfocos de um adolescente autista, para que sejam utilizados como eixo motivador no processo educacional. Para desenvolver esta pesquisa, que assume a perspectiva qualitativa, do tipo estudo de caso, e cujo embasamento teórico se fundamentou na teoria de Robert K. Yin, foram utilizadas observações e entrevistas como estratégias e instrumentos de produção de dados. O referencial teórico selecionado objetivou desmistificar o autismo como sinônimo de genialidade ou de pessoas que vivem em um “mundo próprio”, isolados do contexto real, que, geralmente, são criados no imaginário popular. Os principais autores utilizados foram Lev Vigotski, que trata do desenvolvimento intelectual das crianças em função das interações sociais e condições de vida; Sílvia Esther Orru, que enfatiza os eixos de interesses e as possibilidades de se transformarem em condições propulsoras de aprendizado; Maria Tereza Eglér Mantoan que discute a inclusão de forma mais ampla e objetiva; Ana Beatriz Barbosa Silva, Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles, que orientam em relação a um olhar mais atento aos detalhes e a avanços na compreensão de que cada caso de autismo é único, específico e precisa ser estudado sob essa ótica. Como resultados, a pesquisa reúne vários tipos de percepções e a conceituação científica sobre o autistmo, desde a origem, o diagnóstico, o tratamento, a legislação e o papel da escola na educação desse sujeito. Além disso, apresenta relatos de sucesso, apesar das inúmeras dificuldades impostas pelo TEA ao indíviduo que vivencia essas experiências, e também a sua família, a escola e demais pessoas e instituições que o cercam. A proposta do presente trabalho tem como produto final compartilhar através de formação para professores como é possível utilizar os pontos fortes de interesse do adolescente autista como norteador de adaptações curriculares propostas para construção de conhecimento escolar.pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Adolescência.pt_BR
dc.titleESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES AUTISTAS NA ÓTICA DE EDUCADORES E FAMILIARESpt_BR


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