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dc.contributor.authorMOREIRA, Carlos Magno Belonia
dc.date.accessioned2023-04-14T12:44:11Z
dc.date.available2023-04-14T12:44:11Z
dc.date.issued2021-09-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1456
dc.description.abstractMOREIRA, CARLOS MAGNO BELONIA. Educação Financeira na Escola: um estudo de caso em Presidente Kennedy-ES. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Uma parcela da população brasileira não está habituada a ensinar as crianças a lidarem com dinheiro e isso proporciona com que cresçam despreparadas para alcançarem uma vida financeira estável em idade adulta, induzindo muitos ao endividamento, daí surge o questionamento como os jovens do 9º ano estão sendo educados financeiramente nas escolas e se pais ou responsáveis reforçam os ensinamentos com orientações financeiras para seus filhos. A pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância da educação financeira aplicada nas escolas como instrumento de formação dos alunos no que tange ao controle das finanças pessoais de modo que possam adquirir habilidades para manterem uma vida financeira controlada e saudável em idade adulta. A pesquisa utilizou recursos bibliográficos em busca de respostas e foi realizada com aplicação de questionário on-line para analisar e avaliar a opinião dos alunos sobre a importância da educação financeira aplicada nas escolas e se sentem a necessidade de intensificação do tema nas escolas. Além disso, buscou identificar se os alunos recebem algum incentivo dos pais com recebimento de mesadas e avaliar seus comportamentos com os recursos adquiridos. Foi realizada uma segunda pesquisa com os professores da escola para avaliar a metodologia de ensino da escola e avaliar a opinião dos professores sobre a participação dos alunos no quesito educação financeira. Os resultados revelaram que os alunos são bem participativos e demonstram interesse que a temática em questão seja intensificada nas escolas de modo a reforçar seus aprendizados. Conclui-se que, a maioria dos alunos, do nono ano do ensino fundamental II, já se familiarizou com a educação financeira, porém, há uma boa parcela desses alunos, que ainda possuem dificuldades, necessitam de atenção especial para que possam adquirir esta habilidade e aprender controlar suas contas pessoais quando adulto.pt_BR
dc.subjectEducação financeira; Finanças pessoais; Comportamento.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE KENNEDY- ESpt_BR


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