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dc.contributor.authorBORGES, Brunela Lima
dc.date.accessioned2023-04-14T12:18:01Z
dc.date.available2023-04-14T12:18:01Z
dc.date.issued2021-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1453
dc.description.abstractBORGES. Brunela Lima. Estratégias e ferramentas pedagógicas para inclusão de estudantes com Síndrome de Down na educação básica. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Universidade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. Esta pesquisa buscou explorar a importância da inclusão educacional de crianças com Síndrome de Down (SD) no Município de Presidente Kennedy E.S. adentrando as questões facilitadoras promovidas pela escola, além da problemática da inclusão para se obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem do aluno com SD. O objetivo geral deste estudo é analisar quais as dificuldades encontradas por discentes, docentes e familiares dos alunos portadores da síndrome de Down no ambiente escolar e quais os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem desse público. Após a construção do objetivo geral, foram propostos os seguintes objetivos específicos: Identificar quais as principais dificuldades para a inclusão dos alunos portadores da síndrome de Down, elaborar um estudo de campo para coletar dados que colaborem na elaboração de um produto de intervenção que vise implantar novas estratégias no processo de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de Down e produzir um manual educativo com práticas pedagógicas e formativas para educação especial para alunos e alunas portadores de síndrome de Down. O estudo se justificou pela necessidade de reformular o plano de ensino aplicado aos alunos com síndrome de Down, que necessita de políticas de inclusão e carece de profissionais com formação específica para tratar o público em questão, já que os alunos não recebem o atendimento devido e acabam invisibilizados devido à ausência da formação de professores e da estruturação do ambiente escolar como um todo. Trata-se de um estudo de caso, que teve como base teóricos como Mantoan (2003), Moreira (2006), Michels (2006), Colossi (2006), Werneck (1993), Vygotsky (1988) e Mader (1997). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa categorizada como estudo de caso , com a finalidade de fornecer o conhecimento novos e já publicado acerca da temática da inclusão de estudantes/ pessoas com síndrome de Down nos últimos anos, além de conhecer o que dizem os principais teóricos acerca do assunto. Conclui-se que, após a aplicação dos questionários, foi possível identificar através dos docentes e do aluno pesquisado, as práticas mais favoráveis à aprendizagem efetiva desse estudante, e quais as principais dificuldades no processo de formação do aluno com Síndrome de Down. As análises subsidiaram o produto educativo lúdico em forma de jogo de trilhas com jogos e perguntas.pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva. Síndrome de Down. Ensino-Aprendizagem. Políticas Educacionais.pt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR


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