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dc.contributor.authorGOMES, Angérica Mauricio De Souza
dc.date.accessioned2023-04-13T19:46:57Z
dc.date.available2023-04-13T19:46:57Z
dc.date.issued2021-01-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1450
dc.description.abstractEste estudo buscou responder à seguinte problematização: qual o impacto das atividades ministradas através de plataformas virtuais nos processos de aprendizagem das crianças participantes do Projeto Kennedy Educa Mais, especificamente na oficina Dançart PK? Para responder ao problema, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender os desafios e potencialidades do Dançart PK para a formação das crianças participantes da oficina, bem como as suas apropriações da prática da dança. Como objetivos específicos, o estudo buscou verificar os processos de aprendizagem das crianças participantes da oficina, oferecida por meio de atividades virtuais no período referente à pandemia do coronavírus; analisar a compreensão dos familiares das crianças participantes da oficina sobre a oferta das atividades em meios virtuais de aprendizagem; e desenvolver um documentário como produto desta dissertação, apresentando o projeto “Kennedy Educa Mais”, especificamente da oficina “Dançart PK”, bem como depoimentos de alguns professores participantes, pais de alunos e alunos, com a finalidade de mostrar os desafios, potencialidades e possibilidades de aprendizagem. Para responder aos objetivos propostos, foi realizada pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram entrevistas com pais, crianças e professores, realizados por meio de ambiente virtual. Como produto desta dissertação, foi realizado um documentário onde se buscou demonstrar que, mesmo diante de grandes desafios, é possível oferecer uma educação de qualidade, o que o Dançart PK mostrou claramente, pois os profissionais, crianças e pais enfrentaram muitos anseios e dificuldades de adaptação ao modelo remoto, mas com persistência obtiveram bons resultados. Concluiu-se que a dança permite expressar sentimentos, emoções e pensamentos, por isso favorece a oportunidade de expressar emoções e tomar consciência de si mesmas e dos outros. Cada criança chegou ao projeto com uma história de experiências emocionais e as oficinas ofereceram a elas o desenvolvimento da percepção e apreciação de si mesmas e dos outros, bem como empatia, compartilhamento e cooperação, atributos importantes para o desenvolvimento bem-sucedido das relações humanas, que servirão por toda a vida.pt_BR
dc.subjectDança, Projetos educativos, Educação.pt_BR
dc.titleO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO EXTRACURRICULAR EM PRESIDENTE KENNEDY/ES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19: O CASO “DANÇART PK”pt_BR


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