dc.description.abstract | SILVA, ALINE CARVALHO MOREIRA. O ensino remoto em Presidente Kennedy devido a pandemia da Covid-19: um estudo de caso no ensino fundamental. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
Desde a confirmação, no Brasil, do primeiro caso do novo coronavírus, em março de 2020, os governos estaduais e municipais em todo o território brasileiro optaram por suspender totalmente as aulas presenciais e as aulas remotas foram a alternativa adotada pela maioria das escolas para contornar o distanciamento causado pela pandemia e diminuir os impactos negativos do processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, nem os alunos estão tecnologicamente preparados, nem os professores têm a formação necessária para passar do ambiente físico ao virtual e os pais podem não conseguir auxiliar os filhos devido a limitações acadêmicas ou mesmo pela falta de tempo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a evolução do processo de ensino-aprendizagem das aulas remotas do município de Presidente Kennedy-ES. Como objetivos específicos, se buscará analisar as recomendações da Secretaria de Educação de Presidente Kennedy; identificar as principais dificuldades e soluções encontradas pelos professores e escolas para se adaptarem ao processo do ensino remoto; identificar as principais dificuldades e soluções encontradas pelos pais dos alunos das escolas rurais de Presidente Kennedy para dar o apoio necessário ao cumprimento das tarefas; elaborar uma cartilha que possa auxiliar os pais a se adaptarem ao processo do ensino a distância. O estudo será realizado com professores e pais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, que possui 20 escolas, atendendo cerca de 3.016 alunos. Deste total, 15 escolas atendem o Ensino Fundamental I, com um total de 1.078 alunos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário voltado aos pais dos alunos e outro voltado aos professores, onde se buscou analisar a visão destes sobre o ensino remoto, utilizado ao longo do ano de 2020 e 2021. A análise dos dados será realizada por meio da aplicação da técnica de análise de conteúdo. A principal conclusão do presente estudo é que os professores precisam de treinamento pedagógico para situações de ensino remoto, com maior conhecimento e domínio das TIC’s. Embora se possa pensar que a COVID-19 vai passar e que tudo isso acabará em breve e outros desastres podem justificar o ensino remoto no futuro. Portanto, é essencial que, no mundo digital de hoje, os professores possam mudar do ensino presencial para o remoto quando necessário e que possam apoiar todos os seus alunos e suas famílias. | pt_BR |