Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTUÃO, Alicia Real
dc.date.accessioned2023-04-04T20:04:14Z
dc.date.available2023-04-04T20:04:14Z
dc.date.issued2021-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1446
dc.description.abstractTUÃO, ALÍCIA REAL. O ensino das sílabas complexas no processo de alfabetização e leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e de cunho participante que foi desenvolvida no ano letivo de 2021 e tem como objetivo compreender quais as ações pedagógicas fazem parte da prática docente que potencializa o ensino das sílabas complexas no Ensino Fundamental. O interesse pela pesquisa surgiu das experiências vividas dentro da sala de aula e da preocupação com o fazer pedagógico e de como este pode favorecer no processo de alfabetização e leitura das sílabas complexas das séries iniciais do Ensino Fundamental. O campo teórico discutiu questões relacionadas à alfabetização com eixo direcionado à aprendizagem da escrita, da leitura e sílabas e as dificuldades que permeiam esse contexto tomando como base as concepções de Francioli Freitas e Santos (2001); Batista et al. (2007); Souza (2010); Brandão e Rosa (2010); Sebra e Dias (2011); Carvalho e Mendonça (2006); Grossi (2008); Brom e Aguiar (2010); Miranda (2009) e outros autores que complementam a discussão. A discussão pontou o ensino das sílabas complexas no processo de aquisição da leitura no processo de alfabetização, com o propósito de apontar ações pedagógicas que podem ser implementadas na prática docente na transmissão do conteúdo das sílabas complexas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com estudo de caso com quatro professores da EMEIEF ‘São Paulo’ da rede municipal de Presidente Kennedy-ES, os dados foram analisados pelo método qualitativo. Os resultados obtidos mostram que os professores alfabetizadores da instituição educacional investigada estão preparados, possuem conhecimento e recorrem a diferentes ações pedagógicas – ditado, gêneros textuais, lista de nomes, leitura partilhada – e outras técnicas associadas aos propósitos dos métodos de alfabetização para ensinar as sílabas complexas e aprendizagem da leitura. A pesquisa aponta que o ensino de sílabas complexas representa para os alunos que possuem dificuldade de assimilação seja na leitura ou na escrita, que no buscar a metodologia de ensino adequada é possível contemplar as necessidades desses alunos e promover um bom desempenho no processo afim de alcançar resultados positivos com uma aprendizagem de qualidade. Por fim, a partir das informações obtidas na aplicação dos questionários foi base para a construção do Produto Educacional no formato de cartilha, com exemplos de práticas emergidas da pesquisa, que podem ser úteis para os professores que ensinam as sílabas complexas no processo de alfabetização e leitura nas séries iniciais.pt_BR
dc.subjectAlfabetização. Prática docente. Aprendizagempt_BR
dc.titleO ENSINO DAS SÍLABAS COMPLEXAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples