dc.description.abstract | ALMEIDA, Angelita Alves. A importância do acompanhamento do pedagogo no ensino-aprendizagem da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil “Menino Jesus”. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A presente pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre a importância do papel do pedagogo na mediação do ensino-aprendizagem, colaborando para a efetivação de uma gestão democrática que beneficie a concretização do trabalho organizado na escola. Assim, a motivação por este estudo originou-se pela verificação de que entre as diversas atribuições do pedagogo está o acompanhamento ao trabalho do professor, não no sentido de inspecionar, mas no sentido de auxiliar, ajudar, cooperar para o progresso no processo de ensino e aprendizagem, de maneira direta e eficaz nas práticas em sala de aula. A fim de contribuir para o desenvolvimento do estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizando uma revisão de literatura em artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como, uma pesquisa qualitativa e quantitativa buscando avaliar como vem sendo o papel do pedagogo na educação infantil em relação ao ensino-aprendizagem dos alunos. Também foi realizada uma pesquisa de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Presidente Kennedy/ES utilizando como amostra professores e pedagogos da rede municipal de ensino deste estabelecimento, com o objetivo de auxiliar a análise da problemática proposta nesta pesquisa. Evidenciou-se, através dos estudos, que é responsabilidade do pedagogo ter um bom embasamento teórico, entendimento da legislação educacional e grande capacidade de planejamento, pois somente com um bom planejamento podemos garantir um trabalho mais qualificado. | pt_BR |