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dc.contributor.authorAMARAL, Camila Freire De Souza
dc.date.accessioned2023-03-27T17:42:18Z
dc.date.available2023-03-27T17:42:18Z
dc.date.issued2022-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1430
dc.description.abstractA temática da pesquisa se deu a partir da necessidade de abordar a importância da alfabetização para o desenvolvimento e autonomia de crianças com síndrome de Down, trata-se de um estudo de caso, com elementos de intervenção, desenvolvida a partir de oficinas, classificada como pesquisa qualitativa, a metodologia a ser utilizada nesta pesquisa se dará por meio de visita a Associação Vitória Down, observação da participação das crianças com síndrome de Down e seu desenvolvimento por meio das oficinas, participação em oficinas, entrevista, e questionários. Dito isso e, nessa conjuntura, a problemática desta pesquisa visa explorar como as oficinas de aprendizagem desenvolvidas na Associação Vitória Down estimulam a cognição, desenvolvimento e independência das crianças com Síndrome de Down, ademais, tratara como objetivos identificar aspectos lúdicos das oficinas que podem ser usados como ferramentas para a alfabetização, descrever a trajetória de aprendizado de crianças com Síndrome de Down e possibilidades afirmativas para a efetivação do processo de alfabetização, assim como apresentar a perspectiva dos sujeitos da pesquisa acerca da alfabetização de crianças com síndrome de Down e seus entraves. O sustentáculo teórico dessa dissertação abarcou os trabalhos intelectuais e acadêmicos de Paulo Freire (1996), Camila de Velasco e Vieira (2021), Thaís Nascimento Oliveira (2016), Adriana Cristina Albergaria Fonseca (2021), Aline Nathalia Marques (2016), Cláudia Madalena Feistauer (2014), Maria Teresa Eglér Mantoan (2003), Marli André (2006), Lev Semionovitch Vygotsky (1991), Edluci Mathias Santos (2021), Gabriela Molina Moura (2021), Rosa Maria Pascoali (2001) e Maria Karolina de Macêdo Silva (2010). O aspecto metodológico do estudo caracteriza os instrumentos de coleta de dados, o campo de investigação e os sujeitos participantes, simultaneamente, em que trarei os dados coletados ao longo da investigação e suas respectivas análises. Foram realizadas visitas à Associação Vitória Down com objetivo de observar e vivenciar junto aos usuários os resultados alcançados por meio das oficinas e assim coletar os dados, ademais, foi realizada uma entrevista com alguns colaboradores e um questionário aplicado para alguns familiares o que também foi de grande valia.pt_BR
dc.subjectAlfabetização; Aprendizagem; Lúdico; Síndrome de Down.pt_BR
dc.titleOFICINAS DE APRENDIZAGENS E ESTÍMULO A COGNIÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ASSOCIAÇÃO VITÓRIA DOWNpt_BR


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