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dc.contributor.authorLEITE, Viviane Santiago de Jesus
dc.date.accessioned2022-12-29T18:29:15Z
dc.date.available2022-12-29T18:29:15Z
dc.date.issued2022-06-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1367
dc.description.abstractLEITE, Viviane Santiago de Jesus. Contribuições da contação de histórias para o ensino na Pré-escola. 2022, p. 112. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2022. Esta pesquisa tem como objetivo explorar as contribuições da contação de histórias no ensino das crianças da Pré-escola, onde as brincadeiras e interações são os eixos estruturantes para as práticas escolares, norteados pelos documentos nacionais que regem a Educação Básica, como Brasil (2013) e Brasil (2017). Estudos apontam que é nessa fase em que as experiências das crianças promovem a construção do seu conhecimento e a contação de histórias passa a ser um recurso a ser analisado no sentido de potencializar a aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para tal, se faz importante descrever a Educação Infantil e o trabalho do professor nesta etapa para melhor compreensão de todo processo. Na pesquisa, o lúdico que permeia as práticas escolares traz o conceito básico de Benedet (2011) e para mergulhar no mundo da contação de histórias e das práticas que a contemplem no intuito de promover a aprendizagem dos alunos para a sua formação, enquanto cidadão, através do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, as colaborações vêm de Sisto (2012), Gubany (2019), Matos (2014), Gontijo (2001) que permitem compreender o mundo que envolve a contação de histórias e Piaget (2005), que traz a compreensão de como acontece o desenvolvimento da criança. A metodologia foi desenvolvida nos últimos meses de 2021, apoiada em uma pesquisa que se caracteriza por natureza qualitativa descritiva, por ser um estudo de caso que aborda as práticas dos professores com aplicação de uma entrevista com os mesmos e com dois momentos de roda de conversa. Paralelamente, foi realizado um levantamento de dados em dissertações, teses, artigos, livros, periódicos e outras publicações sobre o assunto. Os resultados obtidos com a pesquisa foram fundamentados por Bardin (2011), por meio de análise de conteúdo que demonstraram que a contação de histórias é importante para o ensino na pré-escola, pois com ela há possibilidades de potencializar o desenvolvimento das crianças, a partir de atividades mediadas pelo professor e ao abraçar a ludicidade, para permitir a imaginação fluir. Por fim, este traz como um dos objetivos construir, junto aos professores, um Produto Educacional em forma de guia didático, a fim de contribuir com o ensino dos alunos da Pré-escola EMEIEF Pluridocente “Barra de Marobá”, em Presidente Kennedy/ES, dentro do contexto da contação de histórias.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Práticas Escolares. Ensino. Contação de Histórias.pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O ENSINO NA PRÉ-ESCOLA.pt_BR


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