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dc.contributor.authorINACIO, Sirlene De Oliveira Mario
dc.date.accessioned2022-12-23T14:16:45Z
dc.date.available2022-12-23T14:16:45Z
dc.date.issued2021-10-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1359
dc.description.abstractAs discussões acerca da Educação Inclusiva impulsionaram novas reflexões em relação à presença de alunos com diferentes necessidades educacionais no espaço escolar. Segundo o Censo Escolar de 2019, 87,2% dos estudantes da educação especial estavam matriculados em classes comuns e 12,8% em escolas especializadas. A paralisia cerebral (PC) é a causa mais comum de deficiência física grave dentre a variedade de distúrbios que prejudicam seriamente o desenvolvimento da função motora na infância. O cuidador escolar é o profissional que está inserido na interdisciplinaridade de diversas áreas do conhecimento, para inserir o educando com necessidades educativas especiais no contexto escolar, colaborando assim, com a perspectiva da educação inclusiva. O Fisioterapeuta tem papel preponderante no ambiente escolar uma vez que poderá por meio de suas atribuições e conhecimento específicos, propor mudanças e inovações não somente externa como internamente, possibilitando melhores condições de acesso e permanência do portador de deficiência física proporcionando sua inclusão no ambiente escolar. Neste contexto para a realização desta pesquisa foi disponibilizado um questionário para 10 profissionais cuidadores da rede de ensino municipal do município de Muqui – ES, com o intuito de conhecer o perfil profissional, analisar as dificuldades que os mesmos encontram no processo de inclusão dos estudantes com necessidades especiais que acompanham, bem como as suas contribuições no processo de inclusão escolar e a importância de capacitações no que tange o seu processo de trabalho. O objeto de estudo, são as Contribuições do Fisioterapeuta no trabalho dos cuidadores de alunos com Paralisia Cerebral na educação especial, como objetivo de investigar as contribuições do fisioterapeuta, no trabalho dos cuidadores (as), dos alunos público alvo da educação especial com Paralisia Cerebral de forma a contribuir com o processo de formação continuada na rede de ensino do município de Muqui-ES. A pesquisa aponta para importância de se investir em momentos de formação para os cuidadores das escolas da rede de ensino do Município de Muqui-ES, consequentemente, da equipe de Educação Especial se coloca uma ação necessária para um aprofundamento dos conhecimentos sobre as políticas de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.subjectFisioterapia, Cuidador, Educação Especial Paralisia cerebral Muqui – ESpt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO FISIOTERAPEUTA NO TRABALHO DOS CUIDADORES DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NO MUNICÍPIO DE MUQUI-ESpt_BR


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