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dc.contributor.authorBRESINSKI, Marcia Rosa
dc.date.accessioned2022-12-23T11:26:35Z
dc.date.available2022-12-23T11:26:35Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1347
dc.description.abstractBRESINSKI, Marcia Rosa. Gestão sustentável dos recursos hídricos e o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.140 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021 A presente pesquisa objetiva verificar quais ações educativas podem ser introduzidas em um Centro de Educação Infantil do Município de Presidente Kennedy-ES, a fim de elucidar a sua importância para potencializar a prática pedagógica da gestão socioambiental dos recursos hídricos. Deste modo, adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa de campo, em que se utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de questionários, entrevistas e uma roda de conversa com o corpo administrativo e pedagógico da instituição de ensino, cuja finalidade é evidenciara percepção dos profissionais da educação a respeito da importância das ações educativas que promovam a preservação e conservação do meio ambiente. Para análise, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, a partir do entendimento de autores fundamentais para o desenvolvimento da educação ambiental crítica, como Loureiro e Layrargues (2013), Guimarães (2007), Tristão (2005), e demais publicações recentes que retratam a temática da educação ambiental. Buscou-se, com esta pesquisa, discutir as ações educativas sustentáveis utilizadas pelos profissionais da creche, que contribuam para uma gestão eficiente dos recursos hídricos na instituição de ensino. Além disso, propôs-se, ao final da pesquisa, a elaboração deum Manual Educativo, em formato de e-book, em conjunto com os professores da instituição de ensino, que tem por finalidade colaborar para uma política pública interna de gestão dos recursos hídricos disponíveis, a fim de beneficiar a comunidade escolar, principalmente alunos e professores com espaços a serem utilizados nas práticas de ensino-aprendizagem como um ambiente reflexivo e provedor de aprendizagem de ações educativas ambientais relacionadas à gestão dos recursos hídricos. Assim, mediante os resultados obtidos, ao longo da pesquisa, podese afirmar que a instituição de ensino compreende a importância de abordar sobre a Educação Ambiental para as crianças, que constituem as gerações futuras, todavia, ainda é preciso adequar os conteúdos discutidos em sala de aula, para que atendam com êxito a finalidade da Educação Ambiental, a fim de oportunizar aos alunos e à comunidade escolar condições necessárias para a reflexão da natureza no contexto entrelaçado com as práticas sociais, compreendendo ser atores responsáveis pelas mudanças ocorridas no meio ambiente e, principalmente, pela preservação, cuidado e responsabilidade ambiental. Sugere-se a adoção do Programa Dinheiro Direto na Escola, com fulcro a promoção de um espaço educador sustentável, com estrutura física da instituição adequada, para que se manifeste uma gestão eficiente dos recursos hídricos da instituição.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Crítica. Recursos hídricos. Gestão eficiente das águas. Escola sustentável. Ações Educativas.pt_BR
dc.titleGESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR


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