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dc.contributor.authorALVES, Emanuelly Moreira
dc.date.accessioned2022-12-20T11:34:27Z
dc.date.available2022-12-20T11:34:27Z
dc.date.issued2022-08-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1338
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a respeito da mediação de conflitos no ambiente escolar, observando quais as medidas de intervenção são empregadas na escola, bem como, a postura dos professores diante dos conflitos, mas recorrentes em todo espaço escolar. Desta forma, ela buscou identificar como os professores de alunos de 10 e 11 anos pensam o conflito entre alunos, bem como as formas que utilizam para mediação e/ou solução deste. Essa temática causa muitas vezes sentimentos de ansiedade e fraqueza, tanto à gestão da escola como da equipe pedagógica, os quais trabalham especificamente com isso, como também pelos docentes. Neste sentido, compreender e enfrentar o conflito parecem ser uma empreitada da escola e avaliar este contexto é fundamental para desvendar o modo negativo do conflito. Para atingir os objetivos e a problemática da pesquisa, o método utilizado foi o de pesquisa qualitativa, iniciando com pesquisa bibliográfica, seguido de uma pesquisa de campo, através de uma entrevista semiestruturada utilizando um roteiro desenvolvido por esta pesquisadora com os professores da escola pesquisada. A pesquisadora evidenciou que os conflitos mais presentes na escola de pesquisa é bullying, preconceito, racismo, divergência de opinião, atitude desordeira, falta de comprometimento com os estudos, conversas inoportunas na hora das explicações. Outro ponto evidenciado foi em relação à postura de um bom mediador de conflito, que deve ser desempenhada por um bom ouvinte, visto que na mediação ouvir é fundamental, bem como seja um facilitador no diálogo, estimulando as partes para resolver a situação. Em outras palavras, o mediador deve valorizar os indivíduos e proporcionar-lhes oportunidades de resolução de conflitos, fomentando assim o crescimento pessoal e a responsabilidade social concomitante. O responsável em mediar os conflitos na escola necessita planejar ações que valorizem os indivíduos, oferecendo a possibilidade de resolver os seus conflitos de modo que isso sirva de crescimento pessoal e em consequência disso se transforme em responsabilidade social. Diante da pesquisa realizada foi evidenciado que a postura de um bom mediador de conflito dever ser desempenhada por um bom ouvinte, visto que na mediação ouvir é fundamental, bem como seja um facilitador no diálogo, estimulando as partes para resolver a situação. Em outras palavras, o mediador deve valorizar os indivíduos e proporcioná-los oportunidades de resolução de conflitos, fomentando assim o crescimento pessoal e a responsabilidade social concomitantemente. Neste sentido foram realizadas seis aulas com temas que abordaram os conflitos existentes na escola, bem como, realizar a mediação destes na escola.pt_BR
dc.subjectmediação, conflitos, escola.pt_BR
dc.titleO PROFESSOR E A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EXISTENTES NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASOpt_BR


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