Mostrar el registro sencillo del ítem
O PROFESSOR E A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EXISTENTES NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
dc.contributor.author | ALVES, Emanuelly Moreira | |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T11:34:27Z | |
dc.date.available | 2022-12-20T11:34:27Z | |
dc.date.issued | 2022-08-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1338 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a respeito da mediação de conflitos no ambiente escolar, observando quais as medidas de intervenção são empregadas na escola, bem como, a postura dos professores diante dos conflitos, mas recorrentes em todo espaço escolar. Desta forma, ela buscou identificar como os professores de alunos de 10 e 11 anos pensam o conflito entre alunos, bem como as formas que utilizam para mediação e/ou solução deste. Essa temática causa muitas vezes sentimentos de ansiedade e fraqueza, tanto à gestão da escola como da equipe pedagógica, os quais trabalham especificamente com isso, como também pelos docentes. Neste sentido, compreender e enfrentar o conflito parecem ser uma empreitada da escola e avaliar este contexto é fundamental para desvendar o modo negativo do conflito. Para atingir os objetivos e a problemática da pesquisa, o método utilizado foi o de pesquisa qualitativa, iniciando com pesquisa bibliográfica, seguido de uma pesquisa de campo, através de uma entrevista semiestruturada utilizando um roteiro desenvolvido por esta pesquisadora com os professores da escola pesquisada. A pesquisadora evidenciou que os conflitos mais presentes na escola de pesquisa é bullying, preconceito, racismo, divergência de opinião, atitude desordeira, falta de comprometimento com os estudos, conversas inoportunas na hora das explicações. Outro ponto evidenciado foi em relação à postura de um bom mediador de conflito, que deve ser desempenhada por um bom ouvinte, visto que na mediação ouvir é fundamental, bem como seja um facilitador no diálogo, estimulando as partes para resolver a situação. Em outras palavras, o mediador deve valorizar os indivíduos e proporcionar-lhes oportunidades de resolução de conflitos, fomentando assim o crescimento pessoal e a responsabilidade social concomitante. O responsável em mediar os conflitos na escola necessita planejar ações que valorizem os indivíduos, oferecendo a possibilidade de resolver os seus conflitos de modo que isso sirva de crescimento pessoal e em consequência disso se transforme em responsabilidade social. Diante da pesquisa realizada foi evidenciado que a postura de um bom mediador de conflito dever ser desempenhada por um bom ouvinte, visto que na mediação ouvir é fundamental, bem como seja um facilitador no diálogo, estimulando as partes para resolver a situação. Em outras palavras, o mediador deve valorizar os indivíduos e proporcioná-los oportunidades de resolução de conflitos, fomentando assim o crescimento pessoal e a responsabilidade social concomitantemente. Neste sentido foram realizadas seis aulas com temas que abordaram os conflitos existentes na escola, bem como, realizar a mediação destes na escola. | pt_BR |
dc.subject | mediação, conflitos, escola. | pt_BR |
dc.title | O PROFESSOR E A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EXISTENTES NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |