dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou compreender como os professores de uma escola da rede municipal de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, realizam a mediação da leitura de literatura com os bebês nas salas de berçários I e II e maternal I de forma a contribuir para o nascimento e a construção de um leitor desde a primeiríssima infância. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão a utilização de estratégias como mediação da leitura e a importância da leitura literária para essa faixa etária da Educação Infantil, contando em especial para este propósito, com a colaboração de duas autoras a enriquecer e somar às discussões, sendo estas: Renata Junqueira de Souza e Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva (2019), que trazem com excelência suas contribuições acerca da Educação Infantil, e a importância do uso da leitura de literatura nessa fase da infância. Além de Isabel Solé (1998) e Yolanda Reyes (2010) autoras renomadas que consolidam todas as discussões em torno da leitura de literatura. A pesquisa-ação foi utilizada como metodologia de trabalho, no intuito de atingir o objetivo do desvelamento de possibilidades de operacionalizar o desenvolvimento de leitores desde o berço. A geração dos dados consolidou o registro da práxis educativa, delineada por meio de observação acerca do ensino da leitura literária na primeiríssima infância, capitaneada pelos professores(as), os quais lecionam na instituição. Para tanto foi configurado um questionário, contemplando questões abertas e fechadas e o desenvolvimento de uma oficina de formação de professores com estratégias de leitura com livros infantis, calçada em uma conduta inusitada de consubstanciar esse modelo de ensino desde a primeiríssima infância. O produto educacional configurou-se em um produto educativo em formato de um e-book, expondo a utilização de estratégias de leitura por meio de um livro de literatura infantil “O Gato Verde”, do autor Ilvan Filho, que produz literatura infantil no Espírito Santo. As possibilidades de mediação no ato da leitura literária, com essa obra, no momento educacional, deu origem a um sistema de sequências didáticas, configuradas como um guia didático para os professores da Educação Infantil da primeiríssima infância, delineando-se como auxílio no exercício para concretizar um trabalho mais efetivo que melhore a qualidade do ensino- aprendizagem da leitura literária, antes, durante e após o ato da leitura para esses pequeninos. | pt_BR |